Foto: reprodução
No próximo domingo (7), a Praça da Liberdade será palco da V Mostra de Audiovisual de Petrópolis, cuja abertura será a exibição do filme “Uma joia entre montanhas”, às 20h. O evento, realizado pelo Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo do CE Dom Pedro II, segue até o dia 12 de dezembro e também contará com debates, oficinas, talk shows e a produção dos jovens do curso.
Dirigido por Alexandre Pena, “Uma joia entre montanhas” será exibido da mesma forma que fazia seu homenageado, o jornalista César Nunes – que usava a Praça da Liberdade para exibir seu cinejornal para a população que não tinha acesso ao cinema. A película resgata material produzido pelo 1º cineasta petropolitano durante quase setenta anos, um mosaico que reúne imagens de presidentes, artistas e a sociedade local. “É um presente que estamos dando à cidade”, ressalta o produtor e neto do jornalista, Márcio Nunes.
Nesta quinta edição, a Mostra ainda sediará mais uma etapa do encontro das escolas produtoras de audiovisual do estado do Rio, um momento para a discussão de políticas públicas visando o fomento da produção juvenil e suas estratégias de captação de recursos e inserção de jovens no mercado. Em pauta estão ainda os desafios que as novas mídias impõem ao campo educacional e o papel da escola nesse contexto.
Com parceria do Sesc Quitandinha, Museu Imperial e Fundação Municipal de Cultura, a V Mostra expande seus espaços de atuação este ano, agregando ao audiovisual outras artes, como um sarau poético em homenagem a Manoel de Barros na Casa de Cultura Cláudio de Souza. “Queremos democratizar o evento e permitir que o público compartilhe conosco dessa experiência de vivenciar o audiovisual como em grandes centros”, disse Regina Bortolini, coordenadora geral do festival.
A programação completa pode ser conferida na fanpage do evento: https://www.facebook.com/vmostraaudivisualdepetropolis