Inaugurando a iluminação de Natal da cidade nesta sexta-feira (5), além da apresentação do Coral Dó Ré Mi na Praça da Liberdade, às 19h, a Câmara Municipal também será palco da abertura do Natal Imperial. Às 20h, haverá uma apresentação do Coral dos Anjos no Palácio Amarelo, cuja iluminação conta com mais de duas mil lâmpadas, entre pisca piscas tradicionais, luzes de led e refletores.
A programação inclui ainda apresentações de corais do programa “Canta Petrópolis”, além de exibição de vídeo do “Projeto Memória” – documentário sobre a história do legislativo – e uma exibição do espetáculo “Petrópolis de Todos os Tempos” – filme projetado em 3-D na fachada do prédio histórico, que reconta a história da cidade desde a chegada da Família Imperial até os dias de hoje.
O Coral dos Anjos apresentará um repertório de músicas natalinas como “Anoiteceu” e “Bate o Sino”. Criado em 2011, o Coral dos Anjos, é composto por crianças com necessidades especiais.
O maestro Danilo Henriques levará 15 dos 20 componentes do grupo para a apresentação desta noite. “Temos 20 crianças no coral, parte delas com necessidades especiais. Para a apresentação desta sexta-feira teremos 10 cantores e cinco violinos. Nestes quatro anos de trabalho no coral percebemos a evolução das crianças especiais. Através da música elas podem externar seus sentimentos e demonstrar sua alegria. Todas as pessoas que prestigiarem a apresentação poderão partilhar conosco esta conquista”, pontua o maestro.
Após a apresentação do Coral dos Anjos será exibido o vídeo do projeto Memória e haverá a apresentação do espetáculo “Petrópolis de Todos os Tempos”. O evento será encerrado com apresentações dos corais do CIEP Maestro Guerra Peixe e da Escola Municipal Robert Kennedy, ambos do Programa “Canta Petrópolis”.
O projeto é coordenado pelo maestro Leonardo Randolfo e tem regência de Rodrigo D’Avila. “É um prazer pra nós termos as crianças do projeto ‘Canta Petrópolis’ se apresentando em um evento tão representativo para cidade como a inauguração da iluminação da Câmara de Vereadores. É recompensador vermos o trabalho desenvolvido durante todo o ano culminar nesta apresentação em parceria com o legislativo da cidade”, diz o maestro Randolfo. Ao todo, 50 crianças do projeto participam da apresentação.
O projeto “Canta Petrópolis” foi criado há dois anos e já beneficia 1.500 crianças, com idade entre 7 e 11 anos, de 40 escolas municipais da cidade. “A música comprovadamente gera um desenvolvimento da competência cerebral, por exemplo, na área de ciências exatas como a matemática. Mas, a meu ver, o principal benefício para as crianças que participam deste projeto é o estímulo à disciplina e ao comprometimento que cada uma delas desenvolve quando participa do Coro”, conclui Randolfo.