Foto: imagem ilustrativa
A prefeitura anunciou o aumento da passagem de ônibus para R$ 3,20, que passa a valer a partir do dia 6 de janeiro. Desta forma, a Câmara de Vereadores anunciou que as planilhas serão analisadas pelo legislativo para verificar se o percentual de reajuste é abusivo.
Na tarde de segunda-feira (29), a prefeitura protocolou na secretaria Legislativa da Câmara de Vereadores, ofício para dar ciência aos parlamentares sobre a necessidade de aumento na tarifa de ônibus. O comunicado oficial à Câmara, cinco dias antes da aplicação do reajuste, está previsto no artigo 173 da Lei Orgânica do Município. O presidente da Câmara lamenta que o Executivo não tenha debatido o reajuste. “O percentual de reajuste de 14,29% vai ser analisado tecnicamente pela Câmara. Ainda que o legislativo não possa impedir a entrada do reajuste em vigor, os vereadores têm a obrigação de fiscalizar se a majoração é abusiva ou se ela apenas recompõe as perdas. A Comissão de Transportes da Câmara, já sinalizou que considera elevado o aumento”, afirma Paulo Igor.
O documento assinado pelo prefeito reitera o ofício da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, enviado ao legislativo no dia 23, durante a última sessão plenária de 2014. Naquele dia, o ofício foi devolvido à CPTrans, uma vez que, de acordo com a LOM, o comunicado sobre o aumento deve ser feito pelo Executivo. “A Câmara não tem como impedir o reajuste, pois a lei determina apenas que o legislativo deve ser comunicado. É lamentável saber que os petropolitanos já começarão o ano de 2015, tendo que pagar um preço mais alto pela passagem”, critica Paulo Igor, lembrando que o aumento causa reflexos na economia. “É uma falta de respeito com os usuários e também com os empresários da indústria, comércio e todos os segmentos econômicos que terão as contas impactadas por essa despesa extra no início do ano, quando existem impostos a serem pagos e alguns setores, como o comércio, já enfrentam dificuldades”, pontua.
No documento, Bomtempo diz que está reenviado o ofício da CPTrans, contendo planilha de custos do serviço de transporte coletivo, elaborado pela Companhia com o apoio do Conselho Municipal de Transportes (Comutran), bem como cópia do relatório final do grupo de trabalho constituído por membros do Comutran, para realizar estudo sobre a necessidade de reajuste na tarifa de passagem.
No ofício enviado semana passada, o presidente da CPTrans dizia que o mesmo cumpria o artigo 173 da LOM, que determina que antes da entrada em vigor da tarifa, o executivo envie à Câmara de Vereadores as planilhas e outros elementos que lhe servirão de base, divulgando amplamente à população, os critérios observados para o reajuste tarifário.
Manifestação contra o aumento da passagem

Na última sexta (26), houve uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus. Os manifestantes percorreram o Centro da cidade com cartazes e faixas, concentrando-se, no Terminal do Centro. Segundo a leitora Letícia Branco, um novo ato está marcado para o dia 9 de janeiro.
Eos cobradores voltom ou nao isso vcs nao fala nada mais a passagem vc falam todos os dias um abraço
Justiça concede liminar que obriga a contratação de cobradores de ônibus: http://195.200.0.151:7777/aconteceempetropolis.com.br/2014/12/23/justica-concede-liminar-que-obriga-contratacao-de-cobradores-de-onibus/