A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está lançando dois novos cursos na área de saúde: a Residência Multiprofissional em Atenção Básica, para áreas de Nutrição, Enfermagem e Psicologia; e a Residência em Enfermagem Intensivista. Ambas buscam formar profissionais qualificados para o atendimento no SUS, melhorando o serviço prestado. Os cursos devem começar em março, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para a concessão das bolsas pelo Programa de Pró-Residência do governo federal.
“Com a Residência Multiprofissional, o profissional irá se relacionar e trabalhar em comunhão com outras categorias profissionais, além da Medicina, na área da atenção básica. O residente vai interagir também com os profissionais dos Postos de Saúde da Família, e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), de Referência de Assistência Social (CRAs) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O curso vai cuidar da realidade local, em benefício da população, sendo essa diversidade de cenários de prática um dos grandes diferenciais desse programa”, diz o coordenador da Pós-Graduação da FMP/Fase, João Miranda.
Segundo o professor da FMP/Fase, a Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva também é outra boa novidade, porque nas UTIs há carência de profissionais especializados. O curso se desenvolverá em parceria com a UTI do Hospital de Ensino Alcides Carneiro. Além disso, as duas residências privilegiam o treinamento prático, sem prejuízo do ensinamento teórico. A carga horária total de cada residência é de cerca de cinco mil horas, com duração de dois anos. “A maioria da carga horária é em serviço, o que motiva ainda mais o residente e ajuda o governo a melhorar a qualificação dos serviços oferecidos no SUS”, completa João Miranda.