Cidade

Defesa Civil acionou 11 sirenes com o alerta para risco de deslizamentos neste domingo

Foto: Coronel Veiga / Junior Colombo

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informou que as chuvas fortes da tarde deste domingo (8) não geraram ocorrências graves em Petrópolis. Não houve vítimas ou feridos. Nenhuma casa foi atingida. Como medida preventiva, às 17h28 a Defesa Civil acionou 11 sirenes com o alerta para risco de deslizamentos generalizados nos bairros Quitandinha (Amazonas, Ceará, Duques, Espírito Santo e Rio de Janeiro), Independência (Rua Ó e Taquara), Siméria, Dr. Thouzet e Vila Felipe (Campinho e Chácara Flora). Às 20h30, as sirenes foram desligadas.

Barreira interditando a rua Ó, no bairro Independência (Crédito: Ana Rispoli)
Barreira interditando a rua Ó, no bairro Independência (Crédito: Ana Rispoli)

Houve um deslizamento de terra no bairro Independência, interditando a Rua José Chaves, na esquina com a Rua Ó. Nenhuma casa foi atingida. A Defesa Civil acionou o Plano de Contingência de Petrópolis e mobilizou a Comdep para a limpeza da via. A Companhia está no local retirando a terra.

O Rio Quitandinha, na altura da Rua Coronel Veiga, transbordou durante uma hora e meia. A Guarda Civil sinalizou os acessos à rua, orientando os motoristas a buscarem vias alternativas. Agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros percorreram a via preventivamente, para auxiliar quem pudesse estar na rua. Carros foram removidos das áreas inundadas por meio de cordas. A Defesa Civil mobilizou a concessionária Águas do Imperador, que irá ceder um caminhão pipa para a limpeza da via.

Em Pedro do Rio, na Estrada União Indústria, após o escorregamento de lama na noite de sábado (7), água e terra entraram em cerca de 80 casas. A prefeitura continuará o trabalho de

(clique para ampliar) Pedro do Rio, União e Indústria, Sete Casas neste sábado (7) (Crédito: Juh de Souza)
(clique para ampliar)
Pedro do Rio, União e Indústria, Sete Casas neste sábado (7) (Crédito: Juh de Souza)

limpeza nesta segunda-feira (9). A Comdep seguirá realizando a limpeza da via. A companhia está no local desde a noite de sábado, com cinco máquinas, 12 caminhões, três caminhões pipa e 73 funcionários para a limpeza da via. A limpeza do local deverá ser concluída em dois dias. A Secretaria de Estado de Obras se comprometeu a enviar máquinas e caminhões para auxiliar nos trabalhos. A CPTrans estará sinalizando a via e auxiliando os motoristas. Neste domingo, técnicos da Defesa Civil vistoriaram as casas e constataram que, por enquanto, não há necessidade de interdição. Nesta segunda, agentes da Defesa Civil voltarão ao  local. Neste domingo, a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) já distribuiu kits de limpeza e de higiene e cadastrou os moradores.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil orienta a população a ligar para o número 199 e solicitar uma vistoria no caso de qualquer sinal de instabilidade no terreno ou na construção. A Defesa Civil segue operando em estágio de atenção.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).