A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP – Subsede Região Serrana e o COMPSIEDU), vai promover o I Simpósio da Região Serrana sobre medicalização da educação, da saúde e da sociedade, no dia 07 de março, das 8h às 18h, no campus da faculdade. O evento visa promover um importante debate sobre a questão da medicalização com profissionais de diferentes áreas, que trabalham na interface saúde e educação.
“Esse encontro vai trazer uma questão extremamente pertinente e contemporânea. O Simpósio centra-se na discussão da medicalização em suas diferentes frentes, seja na educação, na saúde, na pesquisa científica ou mesmo na indústria. Também discutiremos formas alternativas, ou não medicalizantes, que preconizam o atendimento integral e intersetorial” ressalta Rui Harayama, antropólogo, membro da Secretaria Executiva do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.
O antropólogo destaca a preocupação sobre o tema nas redes de saúde. A demanda cada vez maior por remédios e equipamentos de imagem, impulsionados pela lógica do mercado e pelo desejo dos pacientes, está inviabilizando o Sistema Único de Saúde.
“Se focarmos na questão do metilfenidato, é ainda mais grave. Agências internacionais e a Anvisa, através de meta estudos, apontam que o medicamento prescrito, o metilfenidato (substância muito utilizada em medicamentos para tratar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), não possui estudos suficientes que comprovem a sua eficácia e segurança. No dia a dia, na rede de serviços, a demanda por esses medicamentos e laudos implica o profissional em questões éticas e técnicas, encaminhar e acolher a demanda depende de constante reflexão e trabalho em rede” destaca.
O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar do debate, basta fazer a inscrição no site: www.fmpfase.edu.br. Os interessados em receber o certificado de participação devem preencher o cadastro até o dia 05/03. Após essa data, os participantes não receberão certificado.
Um Comentário