A empresa Rodando Legal,responsável pelo serviço de reboque na cidade, recolheu mais de 400 veículos que estavam abandonados em vias do município. Na Bela Vista, seis veículos abandonados na área de viradouro do ônibus que atende a comunidade foram rebocados após advertência.
Os carros rebocados são levados para o pátio mantido pela empresa Rodando Legal. O proprietário deve, então, procurar a empresa para pedir a liberação do veículo. Quem não fizer isso pode ter o bem leiloado. Até hoje, mais de 1.200 veículos retirados das ruas e não recuperados pelos proprietários foram levados a leilão.
O presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Gilmar Oliveira, lembra que o número de veículos removidos com a presença de agentes – veículos abandonados ou estacionados irregularmente – equivale a aproximadamente quatro por dia. “É importante que a população nos ajude, informando sobre a existência de veículos abandonados ou estacionados irregularmente. Pedimos que liguem para a central de atendimento da CPTrans, pelo 156, e denunciem. Assim poderemos melhorar ainda mais o serviço”, disse, lembrando que o recebimento de denúncias pela Câmara Municipal também deve contribuir de forma positiva. “O mais importante é que a informação chegue à companhia, assim poderemos alcançar resultados ainda melhores”.
Decreto detalha características de veículos abandonados
O veículo é identificado como abandonado quando apresenta sinais evidentes de abandono. Não possui placa, está em estado de decomposição, não tem capacidade de locomoção própria, está mal conservado ou oferece risco de segurança, conforme descrito no artigo 2º do Decreto 270 de 20 de dezembro de 2013.
Para fazer a denúncia, basta que o morador ligue para o telefone 156 e informe o local onde os veículos estão. Os dados são, então, encaminhados às equipes de fiscalização, que vão ao local verificar a informação. Antes de ser removido, o veículo recebe um adesivo de advertência e, depois de sete dias, com a presença de um agente público, a Rodando Legal faz a remoção. O veículo é levado, então, para o pátio da empresa, no Morin.
O presidente da companhia lembra que, além do 156, a população pode solicitar serviços ou comunicar parada irregular também pelo e-mail sau@cptrans.com.br. “Situações que interferem no cotidiano da população, como veículos que estacionam nas calçadas, pontos de ônibus e portas de garagem, também devem ser informadas à companhia”, finalizou.