Neste domingo (15) ocorrem as manifestações contra o governo em todo o país. Em Petrópolis, a expectativa não é diferente: cerca de 10 mil pessoas confirmaram presença em um evento do facebook chamado “Impeachment da Dilma”, que está marcado para às 16h, na Praça Dom Pedro. Ao todo, 60 mil petropolitanos foram convidados. Este evento está vinculado ao movimento “VemPraRua.net”, que afirma ser suprapartidário e que pretende levar para a rua todos aqueles brasileiros que estão indignados com a classe política.
Ainda não se sabe a magnitude que o protesto deste domingo vai alcançar aqui na cidade, já que as opiniões estão divididas entre aqueles que querem a saída de Dilma e aqueles que acreditam que impeachment não resolve o problema da corrupção no Brasil. Divergências a parte, torna-se impossível não lembrar da histórica manifestação de junho de 2013, quando milhares de petropolitanos tomaram as ruas do Centro Histórico, reivindicando a redução do preço da passagem de ônibus, a exemplo do que aconteceu em todo o país naquela oportunidade.
Independentemente da quantidade de público que estará presente ao protesto, as autoridades reforçam o pedido para que o direito de manifestar seja exercido sem violência. No último sábado (14), a presidente Dilma afirmou em vídeo divulgado na web, que defende a livre manifestação e também aproveitou para pedir um protesto pacífico: “O governo não tem o menor interesse, o menor intuito nem tampouco o menor compromisso com qualquer processo de restrição da livre manifestação. Neste país, nós temos o direito de manifestar. O que não temos o direito é de ser violentos. Sabemos que isso não pode acontecer”, disse ela.