No próximo sábado (11), o projeto Pró-Patinhas promove um evento com orientação gratuita para tutores de animais idosos, demonstração de fisioterapia e acupuntura, brindes com kits de produtos, ração e vitaminas para a faixa etária, além de feira de adoção com cães e gatos, de 10h às 16h, na Clínica Veterinária Amigo Bicho.

“A ideia surgiu para esclarecer o público sobre essa fase, já que muitas vezes os animais idosos são negligenciados, até mesmo abandonados e os tutores não têm o conhecimento de que os bichinhos precisam de cuidados especiais”, explica a médica veterinária Priscila Mesiano, enfatizando que a equipe de profissionais da clínica estará disponível durante todo o dia para ver como estão os “velhinhos” e indicar o que precisa ser feito daqui em diante.
Por conta da diferença entre as raças, pode haver variação na hora de estipular quando um cão ou gato é idoso. Entretanto, o animal ultrapassa a meia idade, em média, quando atinge os oito anos. As principais doenças que ocorrem neste período são problemas articulares, como artroses, bicos de papagaio, catarata, diabetes, tártaros, tumores, insuficiência renal, incontinência urinária e doenças cardíacas.
Com o decorrer dos anos, os recursos da medicina veterinária têm aumentado a expectativa de vida dos bichinhos de estimação. O uso de sessões de fisioterapia e acupuntura são exemplos de tratamentos que vêm contribuindo para este prolongamento. “A inserção de exercícios específicos e do uso das agulhas da técnica tradicional chinesa e tibetana com o animal idoso pode revigorar e aumentar a qualidade de vida do bichinho, assim como já acontece nos seres humanos”, garante a médica veterinária, fisioterapeuta e acupunturista Marimar Mayworm Beck, responsável pelas demonstrações do sábado.
Serviço
Clínica Veterinária Amigo Bicho
Rua Montecaseros, 414/422