Nesta última quarta-feira (6), profissionais de rede municipal de Saúde e da área de Educação Física participaram de uma oficina para implantação do Programa Academia de Saúde. O evento foi realizado na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) e foi ministrado por um representante do Ministério da Saúde.
“As Academias de Saúde são espaços para o desenvolvimento de pontos de ação da Rede de Atenção Básica. É um espaço de saúde, onde a busca de parceria e da integração com a comunidade é o mais importante para o sucesso do programa”, ressaltou o apoiador descentralizado do Ministério da Saúde, José Luiz de Paiva.
O diretor da Rede de Atenção Básica, José Amaro participou da oficina e enfatizou que o maior desafio na implantação do programa é o desenvolvimento das ações nas comunidades. “Há necessidade de um processo de sensibilização junto às comunidades nas regiões onde as academias serão implantadas”, frisou. Em Petrópolis, a Prefeitura está construindo cinco Academias da Saúde.
As academias estão sendo construídas em dois parques: Cremerie e Municipal, em Itaipava; e em três conjuntos habitacionais – Rua Vassouras (Quitandinha), Castelo São Manoel (Corrêas) e Vale do Carangola. Todas as obras já foram iniciadas.
As duas academias construídas nos parques já estão com as obras 99% concluídas. No Parque Cremerie, a unidade está instalada em um espaço de 500 metros quadrados, próximo à piscina, onde haverá uma área multiuso com equipamentos de ginástica e um bloco de apoio (construção de 100 metros quadrados onde serão instalados banheiros e sala para atividades).
O Programa Academia da Saúde foi criado pela Portaria Ministerial nº 719 e tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e de lazer e modos de vida saudáveis.
Matéria relacionada:
[Boca no Trombone!] Academias da terceira idade estão sem equipes de orientação
Por que não instalam um no Centro?