Cidade

Andréa Pachá ministra palestra na Câmara nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (18), a a juíza Andréa Pachá estará na Câmara Municipal de Petrópolis, a partir das 18h30, para ministrar a palestra “Pluralidade & Felicidade: as novas Famílias dos Novos Tempos”. Durante o encontro, a juíza que é a titular da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões do Rio de Janeiro, abordará temas relacionados à sua experiência de mais de 15 anos de atuação em Varas de Família no Rio de Janeiro, com mais de 18 mil audiências realizadas, e que acabaram dando origem a seus dois livros: “A Vida Não é Justa” e “Segredo de Justiça”.

As famílias mudam, o amor acaba, os filhos sofrem. Às vezes, o fim é tão tempestuoso que parece roteiro de cinema. De sua cadeira, a autora assistiu as mudanças na família brasileira. Um certo dia, resolveu contar no seu Facebook (preservando a identidade das pessoas) algumas histórias mais comoventes, engraçadas e revoltantes. As postagens fizeram muito sucesso, e a jurista passou a receber mensagens do Brasil inteiro de pessoas que se identificavam com as situações relatadas.

Atualmente, além dos dois livros já lançados e com repercussão nacional, a jurista (que já foi Conselheira do Conselho Nacional de Justiça e acumula atualmente a coordenação da ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) faz palestras pelo Brasil falando sobre o tema. Essas histórias serão também, em breve, adaptadas para uma série de TV ainda sem previsão de lançamento.

“Nossa proposta é desmistificar a imagem de que o juiz é uma pessoa distante da sociedade, e de que não compreende os conflitos que existem na vida real”, destaca a jurista. Hoje em dia, segundo ela, é impossível exercer a magistratura atuando em Varas de Famílias e de Órfãos e Sucessões sem mostrar sensibilidade com os casos que chegam em suas mãos.

Ao contrário do que possa parecer, o posicionamento de envolvimento da juíza com as situações fáticas não é uma exceção à regra. “O judiciário vive um momento de aproximação com a sociedade, sendo essa prática hoje em dia muito comum entre os juízes”, garante.

O evento é aberto ao público, e a capacidade do plenário da Câmara Municipal é de 90 pessoas. Logo após a palestra, Andréa Pachá estará autografando exemplares de seu último trabalho, o livro “Segredo de Justiça”, que estará disponível para venda no local. O trabalho reúne crônicas escritas com emoção e delicadeza, narrando disputas, amores e desejos de histórias de pais e filhos que chegaram à Justiça nos últimos anos.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).