Nessa semana, durante reunião com o prefeito Rubens Bomtempo e secretários de governo, professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) apresentaram os projetos do campus Petrópolis e da nova Escola de Engenharia que a instituição de ensino abre neste ano na cidade. A escola – a terceira da UFF no Estado do Rio – iniciará as atividades em agosto, no prédio onde funcionou o CIEP do Quitandinha, com a abertura do primeiro curso de Engenharia de Produção. Segundo a diretora da unidade, professora Marcelle de Sá Guimarães, o projeto da universidade para a cidade é inovador e deve servir de referência para as outras escolas de Engenharia.
A instalação da UFF em Petrópolis é resultado de uma longa negociação da prefeitura com a reitoria da universidade. Desde o início, o governo municipal se comprometeu em garantir o espaço e também toda a infraestrutura necessária para a vinda da instituição para o município. “O campus já existe. O prédio já está praticamente pronto e os equipamentos e mobiliário necessários para a abertura do curso estão sendo adquiridos. O edital, lançando as primeiras 50 vagas já para o segundo semestre deste ano, deve sair em junho”, afirmou o prefeito.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Moacyr Figueiredo, que esteve na reunião junto da diretora Marcelle de Sá, do chefe do departamento, professor Anibal Vilcapoma Ignacio, e do responsável pelo setor de relações institucionais, professor Luiz Heleno Duque, a UFF vem trabalhando para formar verdadeiros empreendedores. “Queremos pessoas capazes de pensar globalmente e agir localmente. Vamos trabalhar com nova metodologia, baseada em projetos, de forma que a unidade deverá servir de referência inclusive para as outras Escolas de Engenharia da universidade”, lembrou.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, enfatizou a importância da chegada da UFF à cidade. “A UFF chega em nossa cidade buscando se integrar. A equipe quer entender as demandas e contribuir, com sua expertise, para o desenvolvimento do município. Isso é fundamental e faz toda a diferença neste processo”, destacou.