O cinema também terá destaque no Festival de Inverno da Dell’Arte, na série “Cine Festival” que tem início nesta quarta-feira (15), no Cine Teatro do Museu Imperial. O filme “Whiplash – Em Busca da Perfeição”, de Joel Schumacher, será exibido na quarta, às 15h. Já na quinta-feira (16), no mesmo horário, será a vez de “O Fantasma da Ópera”, de Damien Chazelle.
Em “Whiplash – Em Busca da Perfeição”, o solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), Andrew entra para a orquestra do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. No entanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física.
Já “O Fantasma da Ópera” conta a história de La Carlotta (Minnie Driver), a diva de uma conceituada companhia teatral, responsável pelas óperas realizadas em um imponente teatro. Temperamental, ela se irrita pela ausência de um solo na nova produção da companhia e decide abandonar os ensaios. Com a estreia marcada para o mesmo dia, os novos donos do teatro não encontram alternativa a não ser aceitar a sugestão de Madame Giry (Miranda Richardson) e escalar em seu lugar a jovem Christine Daae (Emmy Rossum), que fazia parte do coral. Cristine faz sucesso em sua estreia, chamando a atenção do Visconde de Chagny (Patrick Wilson), o novo patrocinador da companhia. O Visconde e Christine se conheceram ainda crianças, mas ele apenas a reconhece na encenação da ópera. Porém o que ninguém imagina, exceto Madame Giry, é que Christine tem um tutor misterioso que acompanha nas sombras tudo o que acontece no teatro: o Fantasma da Ópera (Gerard Butler).
“Concertos ao Meio Dia” tem início nesta quarta-feira
O primeiro concerto da série “Concertos ao Meio Dia” começa com os jovens pianistas Ligia Moreno e João Elias, com obras de Schubert à 4 mãos e a Suíte de Rachmaninoff opus 14 à 2 pianos, com versão orquestral (acompanhamento) de Katia Balloussier.
No dia seguinte, Patrícia Glatz entra em cena interpretando Schumann Daniel Burlet tocando Tchaikovsky, com versão orquestral (acompanhamento) de Katia Balloussier. Encerrando a série na quinta-feira (17), Ligia Moreno retorna tocando Rachmaninoff 2 e, desta vez, com Aleyson Scopel, interpretando Rachmaninoff 3.
Embora os eventos tenham entrada seja franca, pede-se a doação de um alimento não perecível para a Campanha da Solidariedade.