O Festival Estação Literária termina neste fim de semana, mas não sem antes levar um nome de peso ao Shopping Estação Itaipava: no sábado (18), às 18h, a juíza Andréa Pachá comenta os conflitos vivenciados em mais de 15 anos de trabalho na 4ª Vara de Órfãos e Sucessões do Rio de Janeiro, retratados nos livros “A vida não é justa” e “Segredo de Justiça”. Já no domingo (19), a temática do bullying e a volta por cima será relatada pelas escritoras Júlia Travassos e Verônica de Mello.
A escritora Andréa Pachá destaca que o debate será, inicialmente, em torno das histórias escritas nos livros. “As duas obras são similares na estrutura: casos ficcionais criados a partir da experiência que eu tive no Judiciário. Transformei esse caldo de conflitos familiares, afetivos, paternos e maternos em histórias, e espero conversar com as pessoas sobre o amor, o fim do amor e os recomeços”, afirmou.
Formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a juíza petropolitana prestou, em 1994, concurso para a magistratura. Desde então, participou do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e coautora da Cartilha da Nova Lei da Adoção, além da simplificação da linguagem jurídica. Andréa Pachá foi a responsável pela implantação do Cadastro Nacional de Adoção e pela implantação das Varas de Violência contra a Mulher. O trabalho realizado fez com que a autora recebesse do Senado Federal, o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz.
No domingo (19), o “Estação Literária” será encerrado pela escritora, poetisa e contadora de histórias Júlia Travassos, que idealizou o projeto “Montando Versos” com poetas e poetisas mirins. Aos 10 anos, Júlia sofria bullying na escola. Foi quando sua mãe, a escritora Verônica Mello, sugeriu à filha transformar as ofensas em arte, por meio da escrita. O problema de autoestima não foi apenas solucionado, mas se reverteu completamente: a menina descobriu um novo hobby e uma nova carreira.
Durante o encontro, Júlia irá falar sobre seus contos “A menina que se achava a mais feia do mundo” e “O Marinheiro apaixonado”, integrantes do livro “De um ponto eu traço o conto” – que retrata essa experiência com o bullying e a superação do drama. As ações preconceituosas e ofensivas e seus efeitos – que podem ser extremamente nocivos – também serão levados para o debate, bem como os caminhos para driblar este problema.
Programação também para as crianças
No sábado, às 16h, o Estação Literária abre espaço para as crianças, com o Cantinho da Leitura. Desta vez, os personagens que estarão em destaque serão Alice, que entra no “País das Maravilhas”, e Woody, do filme Toy Story – que retrata a “história de vida” dos brinquedos do quarto de um menino de oito anos. Toy Story mostra que, quando os humanos não estão olhando, os brinquedos ganham vida própria – e Woody é o principal “líder” dos bonecos. Por sua vez, a história de Alice, que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por seres peculiares, irá trazer um mundo de sonhos e fantasias para dentro do Shopping Estação Itaipava.
No domingo (19), também às 16h, outros dois clássicos da literatura ganharão vida no Cantinho da Leitura. O primeiro é o conto de fadas Cinderela, que mostra a história de uma linda menina que, convivendo com uma madrasta muito má e irmãs egoístas, sofre muitos obstáculos dentro de casa para conseguir ir a um baile e encontrar o príncipe encantado. Logo depois, será a hora de contar a história de Peter Pan – um menino que, ao contrário de todos os outros, se recusa a crescer. A eterna criança passa a viver aventuras mágicas na Terra do Nunca.
Estação Acústica traz o som de Pedro Ribeiro
O evento Estação Acústica, que traz uma programação completa de jovens artistas locais, também segue nesta semana. Quem se apresenta neste sábado (18) é o músico Pedro Ribeiro. Integrante do grupo Chutando o Balde, que realiza diversos trabalhos na região serrana e na capital do Estado, Ribeiro irá trazer, em voz e violão, clássicos da MPB e do samba de raiz, com músicas de Chico Buarque, João Bosco, Djavan, entre outros. A atração, realizada no primeiro piso, começa às 19h.