Agenda cultural

Exposição “Memórias Afetivas” é inaugurada no Festival Sesc de Inverno

Além da apresentação da Orquestra Ouro Preto na abertura do Festival Sesc de Inverno nesta sexta-feira (24), a inauguração da exposição “Memórias Afetivas” também promete movimentar o Sesc Quitandinha. Com realização do Sesc e curadoria convidada de Matthieu Rougé – documentarista e videoartista – a ocupação estreia às 21h, na cúpula Sesc Quitandinha. Ela ficará exposta até o dia 30 de agosto e foi desenvolvida a partir de um material sonoro e fotográfico bruto, projetado em diversos prismas, que apresentam fragmentos visuais.

exposiçãoSons e imagens traduzidas em um gigantesco caleidoscópio de memórias afetivas com mais de 10 metros de diâmetro. Grandes nomes da cultura de diversos lugares do país têm suas narrativas apresentadas através de áudios que complementam a projeção de fotografias em uma grande instalação em formato de módulo espacial.

Ao longo da concepção do projeto, os sons e imagens das memórias dos personagens que participaram da série foram recolhidos e amplificados, depois remixados e distribuídos em um único espaço expositivo em um percurso visual que apresenta 27 capitais brasileiras. Nesta poética, a geografia afetiva destas narrativas está sempre em primeiro plano. Os caminhos serão indicados sutilmente a cada novo contexto proposto. As imagens de Porto Alegre através da visão de Jorge Furtado, por exemplo, poderá fazer fronteira com a João Pessoa de Chico César, talvez pelo ruído comum entre o rio e o mar. Ou a São Paulo de Fernando Bonassi e o Rio de Janeiro de Paulo Lins poderão formar um conjunto único. A intenção é fazer com que a divisão geopolítica que conhecemos de nosso país seja embaralhada. A partir daí é estabelecido um jogo guiado pelas relações temáticas e formais entre as 27 vozes e suas cidades. A visão do conjunto poderá sugerir percepções inesperadas: talvez a musicalidade do Caribe se revele mais influente para quem viveu a infância em São Luiz do que os sons dos xotes e dos forrós onipresentes na vida da vizinha Fortaleza.

Mais em:

Orquestra Ouro Preto abre o Festival Sesc de Inverno em Petrópolis com o show The Beatles

Festival Sesc de Inverno leva Nação Zumbi, Kleiton e Kledir, O Rappa e Teatro Mágico à Petrópolis

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).