Nos dias 24, 25, 26 e 31 de julho e 01 e 02 de agosto, de 14h às 17h, o Sesc Quitandinha recebe a oficina do coletivo de histórias em quadrinhos “Capa Comics”. A ideia deste projeto é mostrar como funciona o processo de elaboração e produção de quadrinhos e provar que qualquer cidade pode ser cenário de uma história de gibi.
O evento faz parte da programação do Festival Sesc de Inverno e tem entrada gratuita. A oficina, que tem classificação etária de 12 anos, será ministrada pelos quadrinistas fluminenses Vitor Santos e João Carpalhau. Os participantes serão divididos em duas turmas com limite máximo de 20 pessoas.
Formada em 2013 na Baixada Fluminense, a “Capa Comics” é um coletivo de quadrinistas que se juntaram sob a mesma bandeira para produzir tramas ambientadas em sua própria região, dando origem a um universo de quadrinhos brasileiros sem preconceitos e assimilando várias técnicas e estilos.
“O cenário brasileiro de quadrinhos foi, por muitos anos, dependente das produções exteriores. Poucos conhecem a produção nacional nessa área, exportamos artistas, mas as ambientações invariavelmente acabam refletindo um cotidiano diferente do nosso, uma realidade estrangeira. Por que todo super-herói tem que nascer nos EUA? Por que todo super vilão tem que atacar Nova Iorque? O ‘Universo Capa Comics’ é uma proposta de colocar nossa realidade no gibi”, afirma o site do projeto.