Nesta semana, o Festival Sesc de Inverno promove uma vasta programação voltada para a literatura. Homenagens a Mário de Andrade, intervenções poéticas, encontros literários sobre quadrinhos, crônicas e memória e seminários nos dias 29/07 (sobre poesia, filosofia e memória) e 30/07 (sobre corpo, música, artes visuais e memória). Nos seminários, nomes consagrados de várias linguagens artísticas, como Angel Vianna, Antônio Cícero, Rosângela Rennó, entre outros.
Nesta segunda (27), três atividades se sobressaem na agenda do Sesc Quitandinha. Todas em homenagem a Mário de Andrade. Afinal, em 2015, completam-se 70 anos da morte precoce do escritor. Às 18h, na biblioteca, a intervenção poética “Macunaíma, Rapsódia em Cordel” reverbera poesia com Edmilson Santini. Cordelista, ator e escritor pernambucano, ele canta e encena no teatro de cordel histórias de sua autoria com toda a representatividade cênica. Sempre recheadas de métrica e rima. Uma hora depois, das 19h às 20h30, é a vez do reconhecido biógrafo Eduardo Jardim homenagear Mário de Andrade, um dos gênios da literatura brasileira. Em um bate-papo com o jornalista Guilherme Freitas, estudioso da cultura popular retratada por Mário de Andrade, Eduardo Jardim se debruça sobre a obra do mestre vanguardista – após três anos de pesquisa sobre o autor.
Ainda nesta segunda, às 21h, ocorre a apresentação de música e poesia “Eu sou trezentos – Paulo Bi canta poemas de Mário de Andrade”. Paulo Bi, com seu violão midi e recursos eletrônicos contemporâneos, apresenta uma atmosfera sonora criativa que envolve o público com poemas musicados de Mário de Andrade.
Na terça (28), a literatura se converte em um divertido e interessante bate-papo literário entre Letícia Novaes (vocalista da banda Letuce e colunista) e o autor de história em quadrinhos Marcelo D’Salete, com mediação do autor e ilustrador Breno Figueiredo. A atração “Quadrinhos, crônicas e memória” acontece das 18h às 20h, na biblioteca do Sesc Quitandinha.
Já na quarta (29), das 17h às 19h, acontece um bate-papo com o escritor Antônio Cícero – letrista renomado, um dos mais importantes poetas do cenário cultural brasileiro, autor de livros de filosofia e ganhador do Prêmio ABL de Poesia – e Manoel Ricardo de Lima, doutor em teoria da literatura, escritor e articulista de diversos jornais e revistas. A conversa intitulada “Poesia, filosofia e memória” será mediada pela jornalista Mariana Filgueiras. Logo após o seminário, haverá um Sarau do Grupo Confraria de Poesia Informal, às 20h.
No dia seguinte, outro seminário das 17h às 19h se destaca em toda a programação do festival com convidados renomados de diversas áreas artísticas. Para falar sobre “Corpo, música, artes visuais e memória” e refletindo sobre a memória transformada em linguagem, três nomes consagrados no país: a artista plástica Rosangela Rennó fala sobre construção de memória através do repertório iconográfico de seu trabalho embasado em narrativas fotográficas; a bailarina, coreógrafa e pesquisadora Angel Vianna, que já recebeu dezenas de homenagens, premiações e condecorações; e o jornalista e crítico musical Mauro Ferreira.
Confira a programação completa aqui.
27/07 (segunda)
Literatura – “Macunaíma, rapsódia em cordel”, com Edmilson Santini
Horário: 18h
27/07 (segunda)
Literatura – “Homenagem a Mário de Andrade”, com Eduardo Jardim
Horário: 19h às 20h30
27/07 (segunda)
Literatura – “Eu sou trezentos: Paulo Bi canta poemas de Mário de Andrade”, com Paulo Bi
Horário: 21h
28/07 (terça)
Literatura – “Encontro literário: Quadrinhos, crônicas e memória”, com Letícia Novaes e Marcelo D’salete
Horário: 18h às 20h
29/07 (quarta)
Seminário – “Poesia, filosofia e memória”, com Antônio Cícero, Manoel Ricardo de Lima e mediação de Mariana Filgueiras
Horário: 17h às 19h
29/07 (quarta)
Sarau – Grupo Confraria da Poesia Informal
Horário: 20h
30/07 (quinta)
Seminário – “Corpo, música, artes visuais e memória”, com Angel Vianna, Mauro Ferreira e Rosângela Rennó
Horário: 17h às 19h