Cidade

Central de Interpretação de Libras é inaugurada em Petrópolis

Nesta última quarta-feira (12), foi inaugurada uma Central de Interpretação de Libras, a 3ª do Estado do Rio de Janeiro e a 38ª do país. Com a iniciativa, o município derruba as barreiras da comunicação para quem tem deficiência auditiva. Um carro zero quilômetro também foi entregue a central para atendimento exclusivo aos casos que precisarem de acompanhamento em unidades de saúde, tribunais, entrevistas de emprego, delegacia, entre outras necessidades.

A central funciona na sede da secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) e conta com equipe para tradução e interpretação da língua de sinais e guia-intérprete. Haverá ainda atendimento virtual, por meio de webcams, com a utilização da Libras. Outra novidade anunciada durante o evento foi a inclusão no site da Prefeitura de Petrópolis, na área de serviço ao cidadão, da Língua Brasileira dos Sinais.

O secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira ressaltou que a realidade atual das pessoas com deficiência está muito melhor que há cerca de 10 anos. “Éramos vistos como coitados e excluídos. Hoje as pessoas reconhecem o potencial em quem tem alguma deficiência”, relatou. Ele parabenizou a iniciativa. “Agora Petrópolis tem atendimento especializado para os surdos. Essas pessoas poderão ter decentemente atendimento médico ou acesso a entrevistas de emprego. É intangível o alcance e a importância desta central para a cidade. Parabéns a todos que trabalharam para a realização deste sonho”, finalizou.

“Ficamos muito felizes quando vemos um município avançando na área de direitos humanos. A acessibilidade é muito importante para a pessoa com deficiência auditiva e as cidades, cada vez mais, precisam estar preparadas para esta realidade. Atualmente 80% dos deficientes auditivos não têm acesso a educação de fato e Petrópolis está começando a mudar essa realidade”, ressaltou a subsecretária  de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Andréa Sepúlveda.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).