De volta aos palcos petropolitanos, o Theatro Dom Pedro recebe o espetáculo musical En’Canta Noel no próximo domingo (16), às 19h. Na apresentação com cenário de bar, quatro músicos amigos contam as histórias vividas ao lado de Noel Rosa, as lembranças por ele deixadas, enquanto desfiam seus sucessos memoráveis, sempre introduzidos pelos acontecimentos que inspiraram suas composições.
O texto, escrito por Catarina Maul traz, além de muitas histórias de Noel Rosa, doze canções do compositor carioca, interpretadas pelos músicos Guido Martini, Yuri Garrido, Leandro Mattos e Norton Ribeiro, que encarnam os personagens João da Luz, Zizo, Doutor e Tartaruga.
Em 2010, o espetáculo conquistou o Prêmio Maestro Guerra-Peixe, na categoria Teatro, após ter realizado uma temporada com mais de 30 apresentações, inclusive sendo contemplado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Cinco anos mais tarde, o En’Canta retorna ao cenário cultural com a direção de Rodolfo Medeiros.
Concebido e desenvolvido durante todo o ano de comemoração ao centenário de Noel Rosa (2010), e em nome da proliferação do samba urbano do Rio de Janeiro nas décadas de 20 e 30, seguidos de importantes acontecimentos no cenário político brasileiro e mundial, nasceu o espetáculo teatral em homenagem ao franzino menino nascido em parto de fórceps, mas que deixou, em sua breve vida de 26 anos, a herança musical de inesquecíveis canções. Sua obra é composta de mais de 250 músicas, em sete anos de produção.
Noel Rosa foi um mito, quebrando paradigmas importantes como a imposição de sua presença branca no reduto negro do samba, a valorização da poesia nas composições e a fidelidade da presença do cotidiano carioca em suas canções. Reinventou a trilha sonora do Carnaval carioca, compôs canções que embalaram os três dias de folia de todo o Brasil durante anos e mostrou que a sua Vila Isabel também era capaz de gerar bons acordes.
Serviço
Local: Theatro Dom Pedro
Data: 16 de agosto (domingo)
Horário: 19h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia-entrada)