Nesta quarta-feira (9), a Casa de Cláudio de Souza recebe a palestra “Meditação – Transformando a Confusão em Sabedoria”, às 19h30. Além de esclarecer pontos importantes sobre o tema, Miguel Berredo conduzirá uma breve prática e responderá perguntas dos interessados. Como já é tradicional, o encontro será gratuito e aberto ao público.
Assim como em seus outros encontros na Casa de Cláudio de Souza, Berredo irá introduzir a importância da meditação e falará sobre o poder desta prática. “Nós reagimos aos eventos externos e internos e, nestas situações, o que está operando são as nossas marcas kármicas. A prática da meditação nos libera, aos poucos, das nossas estruturas kármicas, nossos padrões arraigados, causa do nosso sofrimento”, explica.
Nesta palestra, Miguel irá trazer a questão da prática da meditação para ajudar em situações do cotidiano. “Muitas vezes nos colocamos em situações difíceis, por impulso, pois temos respostas automáticas às situações. Sentimos que queríamos agir de uma forma e agimos de outra e quando isso acontece, não agimos com lucidez”, comenta o palestrante.
Miguel Berredo ainda aproveita para comentar que a prática de meditação pode ser feita por qualquer pessoa, basta ter paciência para desenvolver clareza e atenção. “Muitas pessoas querem ou gostariam de meditar, mas ao sentar em silêncio percebem o grande número de pensamentos e sentimentos que surgem e sentem que não têm capacidade. No começo, temos que lidar com nossa confusão habitual e uma mente que não para, mas no fim, todos estão aptos a meditar. Não buscamos a paz em meio à paz, ao nos familiarizarmos com a confusão, deixamos de nos perturbar com ela”, finaliza.