Estão abertas até 10 de outubro as inscrições para o curso online “Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas”, que é voltado aos profissionais de saúde da Atenção Básica, mas também está aberto para todos os interessados no tema, independente da área de formação. Ao todo, 10 mil vagas estão disponíveis para candidatos de todo o Brasil.
Para realizar sua matrícula no curso, acesse o link do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFC. Após a inscrição, o curso já pode ser iniciado.
Com carga horária de 45 horas, o curso dará direito a certificação e será dividido em três unidades: modos de vida e a situação de saúde dessas populações; aspectos de vigilância e da promoção da saúde; e atenção à saúde e às práticas de cuidado. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais de saúde, considerando os determinantes sociais da população atendida.
Desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC), integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), o conteúdo apresenta novas perspectivas para a atenção à saúde de populações do campo, das florestas e das águas. “Esse curso é muito importante, porque é uma iniciativa inovadora, na medida em que nós ainda não tínhamos, no país, um projeto deste tipo, voltado para os profissionais do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab)”, afirma Raquel Rolim, coordenadora executiva do NUTEDS/UFC.
Segundo dados do IBGE, 15,6% dos brasileiros residem em localidades rurais, sendo estudos apontam que as condições de saúde das pessoas que vivem ou trabalham no campo são mais precárias se comparadas com aquelas da população urbana, especialmente no que ser refere às limitações de acesso aos serviços de saúde e às deficiências na área de saneamento ambiental. Isso também ocorre com outras populações que têm modos de vida e produção relacionados com a terra, como extrativistas, ribeirinhos, pescadores e raizeiros.