Nesta última quinta-feira (10), o diretor da concessionária Águas do Imperador, Márcio Salles, esteve presente na CPI da Crise Hídrica, realizada no Palácio Tiradentes, para esclarecer o cenário do abastecimento de água em Petrópolis.
Segundo Márcio Salles, os investimentos em Petrópolis passam dos 150 milhões de reais e o contrato da empresa com o município está financeiramente equilibrado. “Estamos realizados com o reconhecimento de que o contrato está equilibrado. Isso é a demonstração que cumprimos nosso papel”, afirmou.
Contudo, o presidente da CPI da Crise Hídrica, deputado Luiz Paulo, que havia recebido diversas perguntas dos moradores de Petrópolis, mandou oficiar a Águas para que o órgão apresente o seu contrato de concessão de 30 anos e o aditamento feito em 2012, que concedeu uma prorrogação por mais 15 anos. “Estranho a Águas do Imperador não manter os contratos em seu site para consulta. Recebi vários pedidos para que a empresa apresente esses documentos. Agora, vamos oficiar para termos mais clareza sobre essa prorrogação feita em 2012”, afirmou Luiz Paulo.
Um outro pedido foi apresentado pela entidade que representa os distritos de Petrópolis, NovAmosanta, ao deputado Luiz Paulo, solicitando que a concessionária também apresente o mapeamento das redes de água e esgoto dos distritos de Petrópolis. Márcio Salles afirmou não ser possível apresentar o mapeamento devido à inviabilidade técnica, mas que estes documentos poderão ser intercambiados no futuro com a prefeitura, após entrar em operação um servidor adquirido pela empresa. “Esses mapeamentos estão em programas de difícil fragmentação, somente a Secretaria de Planejamento tem acesso”, concluiu.
“Infelizmente, continuamos sem essa informação. O conhecimento desse mapeamento poderia nos permitir avaliar quais logradouros podem ou não receber prédios”, apontou o presidente da NovAmosanta, Roberto Penna Chaves.
Salles afirmou ainda que Petrópolis não corre risco de ter falta de água.
Águas do Imperador e município se encontram com moradores da Rua Pedro Nava
Ainda nesta semana, os moradores da Rua Pedro Nava participaram de um encontro com o presidente da Comdep, Anderson Kaxuxa, o diretor da concessionária Águas do Imperador, Márcio Salles e o vereador Jorginho Banerge para tratar do sistema de abastecimento de água na localidade. A região de Cascatinha está recebendo investimentos de R$ 3 milhões para a implantação da rede de água, que vai contemplar mais de 10 mil famílias.
O vereador Jorginho Banerge ressaltou a crise hídrica nacional e lembrou como a população de Cascatinha vem sofrendo no período de estiagem. “Vivemos um problema sério de água e esse investimento vai proporcionar mais segurança e conforto, mas, para isso, é preciso a participação de toda a população”, ressaltou. A secretária de Assistência Social, Fernanda Ferreira também participou da reunião e explicou aos moradores sobre a importância na inscrição no Cadastro Único, que possibilita a inclusão em benefícios como a Tarifa Social da água e da luz, Bolsa Família e Programa Compra Saudável.
O diretor da Águas do Imperador, Márcio Salles explicou aos moradores sobre o funcionamento do sistema, os investimentos na implantação da rede de abastecimento e detalhou como as pessoas podem pedir a ligação à rede de água tratada. “O projeto de colocar água em Cascatinha faz parte de um planejamento de integração de todo o sistema público de abastecimento, que garante a chegada, às casas das pessoas, uma água tratada de qualidade”, ressaltou.
As equipes da Águas do Imperador e da Setrac estarão durante todo o mês de setembro no salão paroquial da Igreja Matriz de Cascatinha, às terças e quintas-feiras, das 10h às 16h, cadastrando pedidos de novas ligações de água e esclarecendo as dúvidas sobre o Cadastro Único. Para fazer o pedido de ligação à rede é preciso levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, escritura do imóvel ou Registro Geral de Imóvel (RGI) ou contrato de locação.
Matérias relacionadas:
Moradores de Nova Cascatinha começam a fazer adesão para abastecimento de água
Obras para abastecimento de água na região de Cascatinha ultrapassam os R$ 3 milhões
Um Comentário