O secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção, Leonardo Faver, e representantes da concessionária Águas do Imperador estiveram nesta semana no Caxambu, realizando uma ação orientativa para os produtores rurais. O objetivo da visita foi sensibilizar os agricultores sobre a importância da economia de água.
Segundo o secretário, o controle de água pode ser feito com as seguintes medidas: a troca de equipamentos, como os aspersores – um dispositivo responsável pela irrigação das plantações; a implantação de palhas para reter a umidade no solo; e a alteração dos horários em que os agricultores realizam a irrigação. “Estamos realizando essa visita como forma de sensibilização dos agricultores, a fim de evitar o desperdício de água ao máximo. A revisão do sistema é de suma importância para essa economia da água neste momento de seca. Os agricultores já estão se enquadrando neste sistema para que todos não fiquem prejudicados”, ressaltou.
O agricultor José Carlos, que faz o plantio no local e que acompanhou o secretário e os representantes da Águas do Imperador, declarou estar ciente de que neste momento a racionalização da água é necessária. “Estou irrigando a minha plantação à noite, já coloquei algumas palhas para auxiliar na umidade do solo e pretendo realizar mais alguns ajustes para economizar ao máximo a água. Nós precisamos da água para manejar as nossas plantações, então para isso devemos economizar”.