Saúde

Governo municipal zera a fila de cirurgia mastológica

No mês do Outubro Rosa – dedicado ao trabalho de conscientização sobre o câncer de mama – Petrópolis comemora avanços nos cuidados com a saúde da mulher. Na rede municipal, em especial no Hospital Alcides Carneiro (HAC), o governo municipal zerou a fila de cirurgia mastológica, passou a oferecer cirurgias de reconstrução de mama e implantou novos serviços para facilitar e agilizar o diagnóstico da doença.

Apenas entre janeiro de 2013 e setembro de 2015, foram realizadas no HAC 511 cirurgias de mama. Hoje, dez mulheres estão em fase de exames pré-operatórios, algumas inclusive já com a cirurgia agendada.

Novo Centro de Imagem de Radiologia Mamária

A implantação do Centro de Imagem de Radiologia Mamária para Diagnóstico e Procedimentos Invasivos de Mama foi fundamental para o diagnóstico e planejamento do tratamento das pacientes com câncer. Os procedimentos começaram a ser realizados no fim de junho e 20 mulheres já foram beneficiadas. Ao todo, são cinco procedimentos: biópsia percutânea com agulha grossa – “ou core biópsia” – guiada por ultrassonografia; marcação pré-cirúrgica de lesões impalpáveis; marcação de nódulo pré-quimioterapia neoadjuvante; punção aspirativa por agulha fina (PAAF); e colocação de clipe metálico. A medida coloca o HAC em destaque no trabalho pela implantação de uma política ainda mais eficaz no rastreamento e tratamento da doença.

“O principal ganho é a praticidade, já que as pacientes não têm que deixar o hospital para recorrer a outros centros de diagnóstico. Além disso, o município garante uma economia significativa, uma vez que, antes, o serviço era terceirizado. A integração e a possibilidade de comunicação direta com a médica radiologista que realiza os procedimentos também representam ganhos para a equipe da mastologia. São avanços no tratamento e diagnóstico da paciente com câncer de mama, que hoje pode realizar todos os procedimentos – desde a detecção do nódulo até a reconstrução da mama pelo Sistema Único de Saúde dentro da nossa rede”, disse a ginecologista e mastologista do HAC, Marilda Plácido, ressaltando que o Hospital Alcides Carneiro é a única unidade em Petrópolis que faz a colocação de clipe metálico.

Conscientização fez aumentar número de mamografias

O aumento da quantidade de mamografias realizadas na rede também é um destaque. Entre janeiro e setembro de 2014, foram 7.624 exames. No mesmo período de 2013, foram 6.388 procedimentos, ou seja, houve um aumento de 20%. Este ano a meta é realizar mais de 8 mil exames.

“O equipamento para a realização e exames de mamografia disponível no HAC é um dos melhores que a rede oferece,c tem capacidade para fazer 400 exames por mês. É importante que as mulheres façam a mamografia para detecção precoce da doença, aumentando as chances de cura”, alertou Marilda.

Presidente da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), Ana Cristina Coelho Mattos lembrou que a Campanha do Outubro Rosa tem como finalidade conscientizar a mulher sobre a doença. “Hoje em dia, depende muito mais dela a procura pelo tratamento e a prevenção do que do próprio sistema, que atualmente está bem mais estruturado para cuidar dessa paciente. Em um ano, percebemos os avanços dentro do HAC e isso é fundamental para continuarmos na luta contra o câncer”, disse.

Dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde revelam que em 2015, 45 mulheres morreram vítima de câncer de mama. Em 2014, 311 casos foram registrados em Petrópolis. O rastreamento da doença é uma estratégia de detecção precoce utilizada em políticas públicas a fim de reduzir a mortalidade. Essas diretrizes visam aprimorar a política de atenção ao câncer, garantindo também que todas as mulheres, independente da idade, com pedido médico, façam o exame. Em Petrópolis, esse atendimento é totalmente gratuito. Postos, Centros e Unidades Básicas de Saúde contam com equipes especializadas no atendimento à mulher. “O câncer de mama é a segunda causa de morte em mulheres, por isso a importância da detecção precoce”, finalizou Marilda.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).