Nesta quinta-feira (29) e no dia 5 de novembro, às 19h30, a Casa de Cláudio de Souza será palco para o lançamento do documentário “Mar, Mangal, Marajó”, de Ricardo Braun. Na ocasião, também haverá palestra sobre a expedição feita durante a gravação do filme. O evento será gratuito e aberto ao público.
Sob direção de Ricardo Braun, a obra busca retratar imagens da faixa mais protegida de mangal (manguezal) do mundo, sob influência da foz do rio Amazonas (porção oeste e norte da ilha) e do rio Tocantins (porção leste da ilha) mostrando o modo de vida das comunidades de pescadores, caranguejeiros, camaroeiros, turunzeiros, artistas e artesãos da RESEXMAR Soure e adjacências além dos cidadãos que vivem do extrativismo. “Os sons locais podem ser sentidos e ouvidos em cada momento do filme trazendo a comunidade em questão para mais perto do espectador”, relata Braun.
Este novo documentário traz parceria com a Reserva Extrativista (RESEX) Marinha de Soure, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e foi produzido durante a “Expedição Marajó de Filmagem e Fotografia”, na RESEXMAR na Ilha de Marajó, no Estado do Pará, em setembro de 2014.
“Mar, Mangal, Marajó” faz parte da série “Trilogia Amazônica”, realizada pelo diretor seguindo a linha dos documentários anteriores, como “Cazumbá, Imagens e Sons da Amazônia”, feito em 2012 e 2013, na Reserva Extrativista (RESEX) Cazumbá – Iracema no Estado do Acre, e, o mais recente, documentário sobre o Monte Roraima, “Geo 2 Bi Roraima Tepui”, rodado no Parque Nacional Canaima na Venezuela e no Parque Nacional do Monte Roraima no Brasil entre 2013 e 2014.