O fundador da empresa China in Box e Gendai ministra nesta quarta-feira (28), uma palestra para contar a sua história de empreendedorismo. Com entrada franca, o encontro será às 19h, na FMP/Fase. As inscrições podem ser feitas em www.inscricaopetropolis.com.br.
Administrador do grupo TrendFoods, o empresário paranaense vai contar a experiência de como é estar por trás de um grande negócio e a importância de se apostar nos sonhos. Shiba largou a profissão de dentista para abrir o próprio negócio e conta todos os desafios percorridos, desde tornar a marca conhecida até cometer erros de controle de custos ou buscar a internacionalização sem estudar corretamente o mercado.
A primeira China in Box foi aberta e São Paulo em outubro de 1992 e, em dois anos, já eram seis lojas. A inspiração veio do avô japonês, que trocou o trabalho na lavoura no Paraná para abrir um bar, em São Paulo, onde recebia pedreiros. O contato com a construção civil motivou a abertura de uma loja de materiais. “Cresci brincando com areia e pedra, morando com meus parentes no fundo da loja, depois que o vô convidou meu pai para tocar o negócio com a família”, conta Robinson.
O pai era dentista e ele entrou para o mesmo curso. Até que, em uma temporada nos EUA, o estudante Robinson conheceu a barata comida chinesa em caixinha, quando lavava pratos e entregava pizza para custear a viagem. Na volta, já trabalhando como dentista, continuou com o sonho de abrir o próprio negócio. Tinha o nome e pediu a um amigo a criação da logomarca. “É preciso contar com os amigos no início.”
Hoje, após superar a falta de experiência e as crises econômicas, Robinson recomenda a atualização constante aos empreendedores: “Vocês têm à disposição as informações que não tive. Criamos a China in Box e a Gendai, de comida japonesa, num período econômico ruim para o país, com o Plano Collor. Mas, com os executivos usando as indenizações que recebiam, vimos nosso número de franquias crescer. Achava que franquia só tinha a ver com posto de gasolina… Fomos para uma feira de franquias e logo vendemos 30 lojas.”
Robinson é defensor da máxima que diz que a publicidade é a alma do negócio. “Invisto em publicidade desde a abertura da primeira loja. Temos que lembrar ao consumidor que existimos. Quando esquecem, não vão comprar”, diz o empresário, contando que hoje o grupo TrendFoods tem um investimento anual de R$ 11 milhões em comunicação para atender 227 unidades da rede, em 24 estados.