Estão disponíveis as últimas vagas para o “VII Fórum de Incentivo à Cultura – O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura”, que vai acontecer nos dias 10 e 11 de novembro, no Sesc Quitandinha e no Museu Imperial. Diversas atividades de interesse do produtor cultural compõem o evento, que acontece em paralelo à 238ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), mais uma vez agrupada para analisar projetos culturais de todo o país que se candidataram à captação de recursos de renúncia fiscal via Lei Rouanet.
O fórum é destinado a produtores, artistas, agentes culturais, profissionais do setor público e privado da cultura, docentes das áreas da cultura, estudantes e público em geral. As inscrições são gratuitas e feitas por meio de formulário eletrônico, disponível em: http://goo.gl/forms/kH4fpxqjrf, até o meio-dia de 6 de novembro, impreterivelmente, ou até esgotamento das vagas de cada atividade.
O Fórum aproveita a presença da CNIC, com sua expertise na avaliação de propostas culturais dos mais diversos setores, e de técnicos do Ministério da Cultura para compartilhar com agentes culturais da região informações fundamentais sobre o incentivo à cultura. Trata-se de uma oportunidade de acessar orientações advindas de quem de fato atua nos trâmites do incentivo fiscal federal.
Na programação, estão a “Oficina de Projetos Culturais: do planejamento à prestação de contas”, de capacitação para proponentes iniciantes, e a “Oficina do Salic: o novo escritório virtual do proponente”, para instruir sobre as ferramentas do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), plataforma de apresentação e tramitação dos projetos. Estas duas atividades já tiveram todas suas vagas ocupadas.
O grande momento é o “Encontro com o MinC e a CNIC”, em que os participantes poderão assistir à palestra “O Incentivo Fiscal e o Fomento à Cultura no Brasil”, com o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Carlos Paiva, e participar de um debate aberto com as representações e comissários presentes. Também será feito atendimento individual a proponentes de projetos já inscritos no MinC, que estejam em fases de aprovação, execução ou prestação de contas. Para estes dois compromissos, ainda restam poucas vagas.
O “VII Fórum de Incentivo à Cultura – O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura” e a 238ª reunião da CNIC são realizados pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Sefic/MinC), em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, por meio da sua Fundação de Cultura e Turismo; o Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc Rio); e o Museu Imperial, espaço vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Programação
10 de novembro (terça-feira)
= Oficina de Projetos Culturais: do planejamento à prestação de contas
Capacitação para proponentes iniciantes | inscrições encerradas!
Local: Cine Teatro Museu Imperial
Horário: 9h00 às 18h00
11 de novembro (quarta-feira)
= Oficina do SALIC: o novo escritório virtual do proponente
Instruções sobre o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) | inscrições encerradas!
Local: Cine Teatro Museu Imperial
Horário: 9h00 às 12h00
= Atendimento ao proponente: consultas sobre projetos inscritos no SALIC
Para quem já tem número de proposta cultural ou Pronac de incentivo fiscal federal ou projetos inscritos na Ancine
Atendimento por ordem de chegada | últimas vagas disponíveis!
Local: Salão de Convenções do SESC Quitandinha
Horário: 9h00 às 16h00
= Encontro com o MinC e a CNICúltimas vagas disponíveis!
Local: Teatro do SESC Quitandinha
14h30 – apresentações artísticas – Projeto Quitanda
14h45 – abertura oficial com mesa de autoridades
15h15 – palestra “O Incentivo Fiscal e o Fomento à Cultura no Brasil”, com o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura Carlos Paiva
16h00 – coffee break
16h20 – fórum com o MinC e a CNIC: debate com os produtores culturais
18h30 – encerramento




