Cidade

Balanço da Coordenadoria de Bem Estar Animal registrou 190 casos de maus tratos em 2015

De acordo com um balanço realizado pela Coordenadoria de Bem Estar Animal, até novembro deste ano foram registradas 190 denúncias de maus tratos – todas já atendidas. Desse total, a Coordenadoria constatou que 85 (45%) foram procedentes e 105 (55%), improcedentes. Além de garantir o atendimento a todas as denúncias e dar o devido encaminhamento a elas, o órgão vem trabalhando na prevenção: em campanhas e ações de sensibilização sobre a importância de respeitar os animais, e também promovendo feiras de adoção.

A Coordenadoria foi criada em agosto de 2014, pois até então havia o Núcleo de Bem Estar Animal. A mudança permitiu uma reorganização e ampliação do setor, com aumento no número de técnicos para atendimento à demanda do município. “Com pouco tempo de existência da Coordenadoria de Bem Estar Animal, conseguimos dar uma resposta a uma demanda de muitos anos em Petrópolis, avançando nessa área. Tanto na resposta às denúncias, quanto na prevenção, incentivando a guarda responsável. Desde 2013, promovemos 15 feiras de adoção, o que possibilitou que mais de 200 animais fossem adotados”, disse a coordenadora de Bem Estar Animal, Rosana Portugal.

Nas denúncias procedentes, o órgão atuou orientando os responsáveis, abrindo processos administrativos contra o autor (com notificação e multa) e, nas situações mais graves, registrando os casos na Delegacia de Polícia. Em 2015 foram feitos cinco boletins de ocorrência, com base na lei de crimes ambientais – 9.605/98, artigo 32.

“Percebemos um número muito alto de denúncias improcedentes. Então, é importante que a pessoa não faça denúncias por motivos pessoais, por não gostar do vizinho, por exemplo, e somente denuncie os casos que, de fato, forem de maus tratos aos animais”, disse Rosana Portugal.

Para denunciar casos de maus tratos a animais, a população deve ligar para a Coordenadoria de Bem Estar Animal, no telefone 2246-9140 ou mandar e-mail para smacobea@petropolis.rj.gov.br .

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).