Uma grande rede do bem, que reúne organizações não governamentais e projetos sociais que precisam de apoio e pessoas que querem trabalhar como voluntárias em causas sociais: esta é a proposta do projeto Transforma Petrópolis, plataforma digital que tem o objetivo de engajar as pessoas no trabalho voluntário e fortalecer os serviços sociais que as instituições já realizam.
O movimento, que está sendo lançado nesta sexta-feira (18), às 11h, na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, na verdade já começou. O município mobilizou diversos segmentos da sociedade petropolitana nos meses de outubro, novembro e dezembro, realizando reuniões setoriais, para apresentar a ideia e colher contribuições. O objetivo é que o movimento nasça como proposta de rede, seja realmente uma iniciativa construída por toda a cidade e comece, desde sua concepção, a tecer laços de solidariedade entre os mais diversos setores de Petrópolis.
O movimento terá como estrutura uma plataforma digital, um site na internet, que vai conectar as pessoas que querem se voluntariar a organizações sociais que precisam de apoio diverso, desde serviços de pouca qualificação a profissionais mais especializados. Lá, o voluntário vai montar seu perfil, com seus interesses, habilidades, áreas de atuação, localização e disponibilidade, que serão cruzados com vagas publicadas pelas organizações, de acordo com as necessidades específicas de cada instituição ou projeto.
A partir desta sexta-feira, o site www.transformapetropolis.com.br já estará aberto para o pré-cadastro de voluntários e também de organizações e projetos sociais, formando um banco de cadastro inicial para o lançamento da plataforma, que está prevista para fevereiro de 2016. Neste período, as organizações e projetos sociais já inscritos serão visitados pela equipe do Transforma Petrópolis, formada também por voluntários, para que se assegure que elas não só existem como realizam o trabalho que se propõem. Após validadas, elas farão parte da plataforma e receberão orientações específicas para usar as ferramentas e publicar vagas. No decorrer do projeto, periodicamente, participarão também de outras oportunidades de capacitação para o fortalecimento institucional e para maior cooperação entre as organizações do Terceiro Setor.
Enquanto isso, campanhas apoiadas por diversos segmentos, como empresas, universidades, igrejas, associações de classe, associações de moradores, meios de comunicação e outros apoiarão o engajamento de voluntários, disseminando esta cultura.
Para aqueles que também querem, ou preferem, doar bens materiais, como mesas, cadeiras, alimentos, objetos de higiene pessoal ou qualquer outro bem que desejam e que as organizações também precisam, a plataforma também dará esta oportunidade. Podendo inclusive escolher a instituição mais próxima geograficamente. Assim, a ajuda será mais efetiva e eficiente.