Nesta quarta-feira (23), o “Festival Ópera na Tela”apresenta a obra “Aida” de Giuseppe Verdi, no Cinemaxx Mercado Estação, às 20h. O filme faz parte do festival que começou no último dia 16 de dezembro e vai até o dia 26 de março de 2016, sempre às quartas-feiras.
“Aida” foi apresentada pela primeira vez na Itália no Teatro Alla Scala, em Milão. A ópera havia estreado um ano antes, no Cairo, com seus personagens egípcios e etíopes cantando em italiano, Verdi conseguiu superar em popularidade todos os demais exemplares da grand opera, gênero tipicamente francês.
Em Mênfis, Egito, o guerreiro Radamés é designado chefe das tropas de seu país para combater a iminente invasão etíope. Amneris, filha do faraó, ama-o, desconfiando que sua escrava, Aida, do país inimigo, seja a preferida do coração de Radamés. Esta, por sua vez, divide-se entre o amor pelo guerreiro e a fidelidade à Etiópia, liderada por seu pai, Amonasro, que prepara o contra-ataque. As reviravoltas no conflito e no triângulo amoroso se sucedem a partir de então.
A ópera é um gênero de música teatral em que uma ação cênica é harmonicamente cantada e acompanhada por instrumentos musicais. Sendo parte da tradição da música clássica europeia e ocidental, surgiu no começo do século XVII, na Itália. Suas origens remontam às tragédias gregas e os cantos carnavalescos italianos do século XIV. Nos séculos XVII e XVIII, a ópera espalhou-se pela Europa, passando a ser apreciada, principalmente, pela burguesia e aristocracia.
Ao todo serão exibidos dentro do festival treze filmes de ópera: “Carmen” (que estreou o projeto no dia 16 de dezembro), “Aida”, “Alceste”, “O Barbeiro de Sevilha”, “Os Capuletos e os Montéquios”, “Don Giovanni”, “A Flauta Mágica”, “Tosca”, “Norma”, “Rigoletto”, entre outros. Todos os filmes são produções recentes e inéditas no Brasil.
Com o objetivo de popularizar e aproximar a ópera de todos os tipos de público, o preço do ingresso custa o valor da entrada comum do cinema 2D, R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia-entrada), podendo ser adquirido na bilheteria do Cinemaxx e pelo site www.cinemaxx.com.br.
Lembrando que só têm direito a meia-entrada maiores de 60 anos, crianças menores de 12 anos, professores das Redes Pública e Privada mediante a apresentação do contra-cheque e portadores de Carteira de Estudante. Na próxima quarta-feira (30) é a vez de “Alceste” de Christoph Willibald Gluck.