Concer: o uso correto do acostamento salva vidas
Concer: o uso correto do acostamento salva vidas
Cidade

Vereador denuncia irregularidades na coleta de lixo ao MPE

Quase diariamente recebemos registros de lixo acumulado em diversos locais de Petrópolis. Ao encaminharmos ao município, a Comdep sempre informa que vai cobrar da empresa responsável a regularização imediata do serviço e, posteriormente, os leitores relatam que o lixo de fato é recolhido, porém, o problema constantemente volta a acontecer.

A foto que ilustra esta matéria, por exemplo, é na Estrada Bernardo Coutinho, em Araras, após a cabine da PM. É o terceiro registro que uma moradora da região envia do mesmo local, informando que o mesmo sempre é agravado nos fins de semana.

Desta forma, preocupado quanto à inconstância da coleta de lixo na cidade e as consequências que essa instabilidade pode causar, o presidente da Comissão em Defesa da Saúde, vereador Silmar Fortes deu entrada com ofício no Ministério Público Estadual, pedindo providências quanto às irregularidades observadas na coleta de lixo do município.

“Temos hoje uma grande quantidade de lixo espalhado em todos os bairros. Não bastasse isso, as chuvas e o lixo acumulado aumentam os riscos de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypty, como a dengue, o chikungunya e o vírus zika, bem como a leptospirose, transmitida pela urina do rato. A coleta regular de lixo é uma importante ferramenta para a prevenção dessas doenças, controle dos roedores e saneamento básico e ambiental”, pontuou.

O vereador citou o artigo da Lei Orgânica Municipal que aborda o tema. “O inciso XIII do art. 16 diz que: Compete ao município prover sobre a limpeza das ruas e logradouros públicos, remoção e destino do lixo domiciliar, ou não, bem como de outros detritos e resíduos de qualquer natureza. A mesma norma afirma que: Cabe ao município planejar, projetar, executar, operar e manter a limpeza dos logradouros públicos, a remoção, o tratamento e a destinação do lixo domiciliar e de outros resíduos de qualquer natureza.

A proximidade das chuvas de verão também foi determinante para que o vereador encaminhasse o ofício. “A época em que nos encontramos torna essa irregularidade na coleta ainda mais preocupante, pois o auge dessa ineficácia chega justamente agora que o verão está a caminho. Não bastasse isso, às vésperas das festas de fim de ano, a quantidade de resíduos aumenta consideravelmente. A própria quantidade de lixo acumulado que se observa dentro dos rios Palatino, Quitandinha e Piabanha serve como indicador da coleta irregular em nossa cidade, o que leva ao entupimento de bueiros e impede a drenagem pluvial. As chuvas que caíram no domingo, dia 29 de novembro e no último sábado, dia 12 de dezembro, demonstram o quanto estamos despreparados para este verão, pois em pouco tempo essas precipitações inundaram diversas ruas do município”, apontou.

Ainda de acordo com o vereador, segundo informações encaminhadas ao gabinete, há atraso no repasse de verbas à empresa prestadora do serviço de coleta de lixo domiciliar na cidade. “A Locar não recebe seus repasses há três meses, o que certamente é um agravante para solucionar esse problema da falta de assiduidade na coleta”, concluiu.

 

Mais em:

Matéria sobre lixo – dezembro

Matéria sobre lixo – novembro

Matéria sobre lixo – setembro

Matérias sobre lixo – junho 1

Matérias sobre lixo – junho 2

Matérias sobre lixo – julho 1

Matérias sobre lixo – julho 2

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).