Nesta última quarta-feira (6), a Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio instalou na BR-040, novas placas de sinalização de valorização turística para auxiliar a chegada de visitantes à cidade e incentivar o turismo de curta distância. O conteúdo e a localização das placas foram desenvolvidos em parceria com a Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo e Cia. Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).
O objetivo é promover maior valorização dos ativos culturais dos municípios fluminenses, abrangendo aspectos culturais, gastronômicos ou simplesmente curiosidades. Em Petrópolis se destacaram a relação com a história do Brasil, com a tradicional gastronomia e com as cervejarias artesanais, e foram instaladas três placas na BR-040, principal via de acesso à cidade para quem sai do Rio de Janeiro ou de Minas Gerais: CIDADE IMPERIAL (km 63 – sentido Rio de Janeiro/Juiz de Fora); CIDADE GOURMET (Km 51 – sentido Juiz de Fora/Rio de Janeiro); e BERÇO DA CERVEJA E ROTA CERVEJEIRA (em frente ao Condomínio Itahay – sentido Juiz de Fora/Rio de Janeiro).
“Petrópolis faz parte dos principais indutores turísticos fluminenses. Sem dúvida, uma das cidades mais concorridas do Brasil. Para que este sucesso se mantenha e continue em linha de crescimento, é fundamental que ações como esta sejam cada vez mais frequentes, ampliando sua capacidade de serviços e infraestrutura física”, explica o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix.
O Programa SVT – Sinalização de Valorização Turística já contemplou outras onze cidades do interior, entre as quais Armação dos Búzios, Cabo Frio e Valença, resultado de parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ). A proposta é valorizar as peculiaridades do município e ambientalizar o turista sobre os principais atrativos da região.