Foto: Estrada do Ribeirão Grande, em Itaipava (Crédito: Andrea Evora)
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informa que registrou entre sexta-feira (15/1) e às 18h30 de sábado (16/1), 326 ocorrências. Não há registros de vítimas ou feridos. O maior índice pluviométrico foi registrado em Pedro do Rio, com 100 milímetros em 24 horas, o que é esperado para uma semana de chuva em janeiro. Até o momento, há 49 desalojados que estão em casas de parentes. A Defesa Civil opera em estágio de alerta.
O Plano de Contingência foi acionado e todas as secretarias estão envolvidas nos atendimentos as ocorrências, desde o atendimento às famílias até as desobstruções das vias para o restabelecimento do acesso ao transporte.
Equipes da Defesa Civil seguem na rua atendendo às ocorrências registradas pelo telefone 199. Por determinação do prefeito Rubens Bomtempo, todos os técnicos da Prefeitura foram acionados para o atendimento a todas as ocorrências.
A Defesa Civil informa que persiste as condições de chuvas fortes a moderadas. A Secretaria de Defesa Civil pede que moradores de áreas de risco saiam imediatamente de casa e se dirijam a locais seguros, como casas de parentes e amigos que não sejam em áreas de risco.
No caso de qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para a Defesa Civil, pelo telefone 199, e solicitar uma vistoria. A ligação e o serviço são gratuitos.

2: Centro de Pedro do Rio (Foto: Hebert Jose)
3 e 4: Avenida Noêmia Alves Rattes – Posse
5: Alto Pegado – Pedro do Rio (Foto: Guilherme Oliveira)
6: Araras, na altura do vista alegre (Foto: Dan Miguez Henrichs)
7: Itaipava (Foto: Dener Henrique)