Cidade

Defesa Civil registrou 425 ocorrências de deslizamentos, alagamentos e inundações

Foto: barreira que caiu na Rua Celita de Oliveira, em Itaipava, na entrada do Colégio Alaor (Crédito Isabela Rosa)

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informa que segue no estágio de atenção, em função da diminuição das chuvas neste domingo (17). Mesmo com as prolongadas chuvas moderadas e fortes entre sexta-feira e sábado, gerando 425 ocorrências de deslizamentos, alagamentos e inundações, não houve vítimas ou feridos.

A prefeitura deu continuidade neste domingo à resposta às chuvas dos dias anteriores. O prefeito Rubens Bomtempo visitou áreas atingidas e coordenou pessoalmente as ações de resposta, por meio do Plano de Contingência de Petrópolis, acionado no início da noite de sexta com a mobilização de toda a prefeitura, concessionárias de serviços públicos e outros órgãos.

Secretaria de Obras e Comdep trabalharam na desobstrução de vias. Três linhas de ônibus estão sem operação: Débora Couto Sucupira, Ventura e o circular da Posse. O trabalho nas vias será retomado na manhã desta segunda-feira (18).

Técnicos – engenheiros, arquitetos e geólogos – de toda o município realizaram vistorias em imóveis, atendendo às ocorrências registradas pelo telefone 199 da Defesa Civil. Foram, ao todo, 56 imóveis interditados. São 206 pessoas desalojadas, que foram para a casa de parentes, com o atendimento social às famílias realizado pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac).

Os índices pluviométricos vêm diminuindo em toda a cidade. O Morin apresenta o maior acumulado: 76 milímetros em 24 horas.

No caso de qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para a Defesa Civil, pelo telefone 199, e solicitar uma vistoria. A ligação e o serviço são gratuitos.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).