Cidade

Milhares de pessoas foram conferir a 1ª edição da Deguste – Feira de Cervejas Artesanais

No último sábado (30), mais de cinco mil pessoas foram conferir a primeira edição da Deguste – Feira de Cervejas Artesanais, realizada na Praça Visconde de Mauá. A feira entrou para o calendário de eventos oficiais da cidade e vai acontecer mensalmente, com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo e da ACervA Petrópolis – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Petrópolis, que produziu uma cerveja durante o evento para ser apresentada na próxima edição.

Nove cervejarias deram o pontapé inicial desta primeira feira de cerveja artesanal do município: oito locais – Bohemia, Antuérpia, Duzé, Cidade Imperial, Imperatriz, Cazzera, Da Corte e Buda Beer, e uma da cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense – Besten. E os food trucks também estiveram presentes, com o bolinho de feijoada do Aconchego Carioca, as massas da Annunciata e o hambúrguer do Devorarte, além das delícias de dar água na boca do Agridoce Bistrô (gastronomia orgânica e artesanal), Dona Carmô (docinhos feitos com a Stout de aveia da cervejaria Serra Velha), Paleteria do Barão e Fit4me (pão de mel recheado com brigadeiro de cerveja e trufa de cerveja).

De acordo com Olavo Rocha Miranda, sócio-proprietário da Cervejaria da Corte, o evento superou as expectativas. “A feira foi muito positiva, a aceitação do público pareceu muito boa e vamos melhorar o atendimento para a próxima edição”, disse. Sem perder o foco artesanal, e usando em suas formulações quase que exclusivamente maltes, fermentos e lúpulos importados, ele levou ao evento a Amber Lager Na Moita, uma refrescante cerveja de coloração dourada com suave aroma de capim limão, e a Colarinho Branco, uma Weizen Bier, clássica cerveja de trigo não filtrada, com predominância do sabor de cravo ao final.

A Deguste surgiu com a proposta de divulgar e promover as cervejas de boa qualidade produzidas na região, além de transformar a Cidade Imperial, berço da cerveja brasileira, na capital da cerveja artesanal, ampliar o mercado consumidor e fortalecer o setor e a Rota Cervejeira de Petrópolis, criada em 2014 como uma rota turística e cultural que tem diversos objetivos, entre eles conceder incentivos à instalação de cervejarias caseiras e microcervejarias na cidade e promover eventos ligados ao setor cervejeiro.

“Nossa expectativa para as próximas edições é continuar com a proposta de trazer para o público o que Petrópolis tem a oferecer, história, cultura, boa cerveja. Já identificamos os pontos de melhoria e vamos trabalhar duro para trazer ainda mais conforto ao evento”, concluiu Rafael Avancini, um dos idealizadores da feira. A Deguste vai acontecer sempre no segundo sábado de cada mês, menos em fevereiro. A próxima edição será no dia 12 de março. Cervejas especiais produzidas por mestres cervejeiros num verdadeiro culto ao lúpulo, ao malte e aos fortes sabores.

deguste 3deguste 2deguste 4deguste 5

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).