Nesta última quinta-feira (18), a Secretaria de Proteção e Defesa Civil testou as 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme de Petrópolis foram testadas para garantir que elas estejam à disposição da Defesa Civil quando necessário: para alertar a população para a possibilidade de chuvas fortes nas horas seguintes ou, quando já estiver chovendo forte, para alertar os moradores para o risco de deslizamentos generalizados na comunidade. Os equipamentos foram acionados remotamente, pela internet, e manualmente, por meio de chaves – todas funcionaram perfeitamente.
Uma equipe formada por agentes da Defesa Civil e por funcionários da empresa responsável pela manutenção dos equipamentos vistoriou cada uma das 18 sirenes. Eles avaliaram as condições dos equipamentos, o acionamento das sirenes e o volume do som dos alertas.
Para sensibilizar os moradores de áreas de risco a sempre procurar um local seguro quando começar a chover forte, a Defesa Civil produziu panfletos sobre as sirenes. O material informa por que a sirene é acionada, quando o morador deve sair de casa, para onde deve ir e onde é o ponto de apoio de cada comunidade. Os panfletos são distribuídos em ações preventivas da Defesa Civil.
“A Defesa Civil já realizou ações de sensibilização em todas as comunidades que contam com sirenes. Distribuímos esses panfletos e conversamos com os moradores, dando orientações”, disse o diretor operacional da Defesa Civil, Ramon Camilo.
O material informativo também está disponível na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil – Rua Buarque de Macedo, 128, Centro. Eles também podem ser acessados na internet – na página da Defesa Civil e na rede social, facebook.com/