As inscrições para o Solstício do Som – edição de inverno 2016 – já estão abertas. Os interessados devem acessar a página www.solsticiodosom.com, onde também está disponível todo o regulamento. A participação requer dos artistas – ou de ao menos um integrante da banda – alguma relação com Petrópolis, além de três composições autorais. No site, os candidatos podem incluir vídeos e áudios de seus projetos, fotos, currículos, releases e todo o material necessário. O festival acontece na Praça Visconde de Mauá, em frente ao Centro de cultura, durante o mês de junho e se encerra sempre na data que marca o solstício de inverno, em geral, no dia 21. As bandas, grupos e músicos selecionados são escalados pelos dias do festival, considerando gênero musical e horários disponíveis.
O evento é realizado duas vezes ao ano, nos períodos do Solstício de Verão e de Inverno. Começando de forma modesta, com uma ideia mais itinerante, as duas primeiras edições, centradas na Praça da Inconfidência, em frente à Igreja do Rosário, reuniram algumas figuras recorrentes da cena cultural da cidade, mas já levaram muita gente para a rua. Foi então a partir da terceira edição que começou a ganhar proporções de festival, resultado da grande procura de artistas interessados em participar. Em 2015, as edições de 2014 do Solstício do Som – inverno e verão – foram vencedoras do prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura, na categoria Produção Cultural.
O Festival também reserva um espaço para exposição de trabalhos de arte visual na Galeria que recebeu o nome de Michael Lennertz, fotógrafo que registrou algumas edições do Solstício, mas faleceu em 2013. Os interessados em expor na Galeria também podem se inscrever pelo site www.solsticiodosom.com, assim como possíveis parceiros. Por trás dessa atividade que enriquece o panorama cultural da cidade de Petrópolis, o esforço vem da colaboração, muitas vezes voluntária, de artistas, técnicos de som e luz e do público simpatizante.




