Cidade

Detran mantém sistema de biometria para evitar fraude na presença de alunos das autoescolas

Nesta semana, uma aluna de uma autoescola em Itaipava se queixou do sistema de biometria, pois o mesmo estaria apresentando problemas e prejudicando os alunos. “Tem dias que chegamos para fazer aula,o sistema trava e perdemos o dia, pois esta é a única forma de registrar presença”, contou.

Em nota, o Detran informou desconhecer problemas com as autoescolas que já tenham migrado para o novo sistema dentro do prazo. O departamento pede às autoescolas nessa situação que entrem em contato com o suporte do Detran e a empresa que desenvolveu o sistema de biometria. As empresas que baixaram o sistema há muito tempo tem todos esses contatos.

O órgão decidiu manter a exigência do sistema CFC Web para controlar a presença dos candidatos a motorista nas autoescolas. A mudança no sistema de biometria se fez necessária desde que técnicos do Detran detectaram que o CFC digital era passível de fraudes, como as que foram alvos das investigações que culminaram na operação Backdoor, da Polícia Civil, em março deste ano.

Vale salientar que, desde maio do ano passado – ou seja, há dez meses – a Diretoria de Habilitação do departamento vem avisando às autoescolas sobre a mudança do sistema CFC Digital para o CFC Web. Elas, inclusive, foram informadas de que a data limite para começar a operar com o novo sistema seria a última segunda-feira (4/4).

Nessa data, cerca de 300 autoescolas – que não haviam se adequado à exigência e não puderam ter acesso ao CFC digital – tentaram baixar o CFC Web ao mesmo tempo, provocando sobrecarga no atual sistema de biometria.

Para não prejudicar as autoescolas que realizaram a migração dentro do prazo dado, assim como o atendimento aos clientes, os Centros de Formações de Condutores (CFCs) que ainda não baixaram o novo sistema só poderão realizar o procedimento, diariamente, após as 20h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).