Estão abertas as inscrições para a pós-graduação em Logoterapia e Análise Existencial da Universidade Católica de Petrópolis. O curso, que tem parceria com a ALVEF (Associação Viktor Emil Frankl), é destinado a profissionais de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de auxiliar pessoas que buscam encontrar um sentido para a vida em tempos de crise.
“A Logoterapia ainda é uma proposta teórica pouco conhecida no Brasil entre os profissionais de saúde e demais áreas do conhecimento, mas que está gradativamente se difundindo. Neste sentido a UCP prima pelo lançamento pioneiro deste curso no Estado do Rio de Janeiro”, destaca a diretora do CCS e coordenadora da pós, professora Cleia Zanatta. De acordo com a diretora, a especialização é uma oportunidade em tempos de contrariedade moral e ética.
A duração é de dois anos e a carga horária é de 360 horas, com aulas semanais às sextas-feiras, das 18 às 22h, e ao sábados, das 9h às 18h. As inscrições são realizadas diretamente em http://www.ucp.br/index.php/logoterapia-curso. As aulas, que acontecerão no Campus BC, na Rua Benjamin Constant, iniciam em maio.
A especialização conta com apoio da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial) e tem credenciamento da Associação Internacional de Logoterapia e Análise Existencial e do Instituto Viktor Frankl, de Viena. O corpo docente do curso é composto por mestres e doutores de instituições nacionais e internacionais, incluindo docentes de Buenos Aires e Montevidéu.
Criada pelo psiquiatra austríaco Viktor Frankl, autor do livro “Em busca de sentido”, a Logoterapia constitui uma teoria em psicologia, que tem o sentido de vida como tema central de estudo. Frankl, que viveu na época da Segunda Guerra Mundial, em Viena, acreditava que o ser humano necessita dar sentido à existência, mas que nem sempre essa vontade é realizada. Para ele, o êxito está diretamente relacionado a ações inspiradas em ideais superiores, contribuindo para a saúde psíquica, o ajustamento e a superação de dificuldades psicológicas.
“Trata-se de uma proposta de vida que, além de indicar uma metodologia preventiva e terapêutica para lidar com a promoção da saúde e o sofrimento psíquico, é também uma proposta pedagógica para aplicação em escolas e organizações de trabalho”, destaca a diretora Cleia Zanatta.