No último sábado (21) foi inaugurada em Nogueira, a Escola Municipal Professor Nilton São Thiago. A unidade é considerada modelo no município, tanto do posto de vista estrutural quanto do ponto de vista conceitual: moderna, com acessibilidade garantida por meio de rampas, projetada de maneira sustentável, oferecerá educação integral a até mil estudantes, em três turnos, da educação infantil ao ensino fundamental.
A unidade conta com ginásio poliesportivo, 13 salas de aula, 10 salas para atividades extracurriculares, laboratórios, refeitório, cozinha e banheiros em todos os andares (incluindo espaços adaptados para pessoa com deficiência), depósito e sala dos professores.
A Escola Municipal Professor Nilton São Thiago atenderá, inicialmente, alunos de quatro escolas da região: Escola Municipal Águas Lindas, Escola Municipal Dr. Paulo Motta, Escola Municipal Sérgio Ribeiro Rocha e Escola Municipal Quinta do Lago. Com a transferência, a Prefeitura manterá os prédios próprios (das escolas Águas Lindas, Dr. Paulo Motta e Quinta do Lago), transformando-os em Centros de Educação Infantil. O objetivo é atender a demanda por vagas para crianças com até cinco anos na região.
Na inauguração, foi lida uma mensagem encaminhada pela historiadora Anita Leocádia Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes, sobre a homenagem ao professor Nilton São Thiago, que deu nome à unidade. “Ao atribuir seu ilustre nome a uma nova escola municipal de Petrópolis, não posso deixar de assinalar a importância de tal iniciativa, que certamente irá contribuir para a preservação da memória desse grande brasileiro”.
O ex-aluno e advogado Eduardo Gibrail também esteve presente e se emocionou ao ver o nome de Nilton na fachada da escola. “Estive diante de uma linda homenagem ao grande educador Nilton São Thiago. Seu nome estampado na escola é uma nítida demonstração de que seu legado é eterno. Para mim, o maior. Um gigante, no que tange à educação e, maior ainda, pelo espelho de bondade e generosidade. Deixou, como lição, que o mais belo e valioso da vida é o ato de doar-se ao próximo, enquanto o dinheiro, em seu meio, ficava em segundo plano. No campo profissional, nele me inspiro e o tenho como referência, de modo que costumo afirmar que lhe devo as minhas presentes e futuras conquistas. À sua família, o meu imenso respeito e admiração. Tal como ocorrera com ele, nesta data, deixo aqui, também eternizada, a minha imensurável gratidão”, disse.
O procurador geral do município, Marcus São Thiago, filho de Nilton, falou sobre a homenagem. “O meu pai foi um humilde operário da educação. A primeira lição que aprendi com ele foi respeitar o próximo, e é esse o legado que queria deixar para a cidade. O que mais queremos é que essa escola represente os seus anseios, que são sem dúvida os anseios do governo: o fortalecimento da educação”, finalizou.