A partir deste domingo (5), a Praça Matriz de Cascatinha vai receber o projeto “Histórias de Emocionar – Contar, criar, expor, integrar e compartilhar”, voltado para a família e para a ampliação das atividades culturais. Através da contação de histórias para crianças de 6 a 10 anos de idade, o objetivo é aproximar as emoções básicas, ou seja, felicidade, medo, nojo, raiva e tristezas, de forma a colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais através das artes.

Além das emoções básicas, também serão trabalhados os desdobramentos, tais como: ciúme, inveja, ambição, melancolia, frustração, cansaço, angústia, solidão, abandono, saudade, mau humor, apatia, coragem, vergonha, euforia, dentre outros. Durante toda a manhã, as crianças participam de atividades com a atriz e contadora de histórias, Iara Roccha e com a psicóloga, Regina Resende.
A história tem um papel significativo na contribuição com a tolerância e o senso de justiça social, criando novos rumos à imaginação, podendo ser eles bons ou ruins. “Histórias de Emocionar” vai ressaltar a capacidade de imaginar, permitindo que seja criada uma habilidade de entendimento e compreensão das histórias ficcionais, transmitindo informações e abrangendo as emoções. Ao contar histórias, se estabelece com a criança um clima de cumplicidade.
O domingo começa às 9h com a elaboração das inscrições que incluem questões relacionadas a alergias e comportamentos das crianças, 10h, com a contação de histórias feita pela atriz Iara Roccha, em seguida a psicóloga Regina Resende, faz com as crianças uma abordagem biopsicossocial da história. Às 11h, será realizada uma oficina lúdica de artes plásticas, nessa etapa, através da arte elas poderão mostrar o entendimento que tiveram da história e contextualizar com as emoções sentidas, depois, o material produzido se transforma numa exposição no próprio local da atividade.
Perto do encerramento, por voltadas 11h30, acontece uma integração vínculo familiar com relação às emoções trabalhadas durante toda a manhã, que consiste em uma conversa entre a psicóloga coordenadora do projeto e os pais e/ou responsáveis sobre a atuação de cada criança e a proposição de atividades domésticas para a ampliação da arte e da valorização das emoções no dia a dia de cada uma. Para finalizar, às 12h será servido um lanche.

Veja a programação:
10h – Contação de História
Iara Roccha
A contação de histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. As histórias são uma maneira mais significativa que a humanidade encontrou para expressar experiências que, nas narrativas realistas, não acontecem. A contação de histórias, além de pertencer ao campo da educação e à área das ciências humanas, é uma atividade comunicativa. Por meio dela, os homens repassam costumes, tradições e valores capazes de estimular a formação do cidadão. Por isso, contar histórias é saber criar um ambiente de encantamento, suspense, surpresa e emoção, no qual o enredo e os personagens ganham vida, transformando tanto o narrador como o ouvinte. O ato de contar histórias deve impregnar todos os sentidos, tocando o coração e enriquecendo a leitura de mundo na trajetória de cada um.
A seleção de histórias para esse projeto está em andamento e se pretende ser aberta a realidade do público que vai vivenciar cada uma das semanas de atividades.
10h30 – Abordagem Biopsicossocial da História
Regina Resende
Nesse momento, através dos conceitos biopsicossociais, a psicóloga vai pontuar os momentos mais relevantes da história e atrelar as emoções vividas cotidianamente pelas crianças. É importante entender que esses conceitos tem como meta estimular a coordenação visomotora e espaço/ temporal, trabalhar os emergentes e os déficits psicopedagógicos, bem como as dificuldades de relacionamento de forma lúdica. Ainda nesse momento será trabalhada a questão do fracasso, autoestima, perseverança, frustração e o vínculo do conhecimento na relação vincular e uso da inter-relação das pessoas.
11h – Oficina lúdica de artes plásticas
Iara Roccha e Regina Resende
A partir do entendimento da história contada e da contextualização com as emoções apresentadas, as crianças serão levadas para a próxima etapa do projeto que se trata de uma oficina livre de artes plásticas com materiais como barbante, canetas hidrocor, cola branca, folha A4, giz de cera, guache, lápis de cor, pincéis, pregador, tecido e tesouras sem ponta. O intuito desse momento é incentivar a arte e ao mesmo tempo captar através dessas criações a assimilação das emoções trabalhadas a cada semana.
11h30 – Exposição
Iara Roccha
Nessa etapa do projeto os materiais produzidos pelas crianças se tornam uma exposição no próprio local da atividade e as crianças se transformam de meros ouvintes a artistas que além de produzir vão vivenciar a experiência de serem autores da arte física. Cada criança vai podem explicar a sua arte para os demais participantes e também para os passantes. Esse momento será registrado em fotos e vídeos que serão disponibilizados na página da produtora Xdaquestão como forma de ampliação da criação infantil e da valorização da arte e seus desdobramentos.
11h30 – Integração vínculo familiar às emoções trabalhadas
Regina Resende
Essa etapa do projeto vai além da ação propriamente dita. A integração vínculo familiar é uma conversa informal e suave entre a psicóloga coordenadora do projeto e os pais e/ou responsáveis sobre a atuação de cada criança e a proposição de atividades domésticas para a ampliação da arte e da valorização das emoções no dia a dia de cada criança. O intuito desse momento é a disseminação da certeza de que as crianças precisam ter espaço para discussão dos sentimentos e dessa forma se tornarem cidadãos que entendem suas emoções e as vivenciam de forma plena.
12h – Lanche coletivo
Iara Roccha e Regina Resende
Para finalizar a atividade cultural um lanche coletivo será oferecido no local da contação, oficina e exposição de forma que o compartilhar seja vivenciado, bem como o prazer de dividir.
Serviço
Datas: 05, 12, 19 e 26 de junho
Horário: 10h
Duração: 2horas
Público: até 50 crianças por semana
Faixa etária: de 6 a 10 anos (fim da 1ª infância e início da 2ª infância)



