Saúde

Secretaria de Saúde cobra regularização da entrega dos resultados do Teste do Pezinho

A Secretaria Municipal de Saúde está oficiando o governo do Estado do Rio de Janeiro cobrando a regularização da entrega dos resultados do Teste do Pezinho. Desde o início do ano, o prazo para entrega dos laudos é de, em média, três meses. O exame é obrigatório na rede pública de saúde e, em Petrópolis, a coleta do sangue é realizada em dois locais: Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente (Centro de Saúde da Rua Santos Dumont) e no Hospital Alcides Carneiro.

“Estamos cobrando do governo do Estado a regularidade na entrega dos resultados dos exames. Ainda não recebemos alguns resultados de exames feitos no início do ano. Esse exame é importante para diagnosticar precocemente algumas doenças e quanto mais rápido o laudo for entregue, melhor para a família”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, acrescentando que, até o ano passado, os laudos eram entregues em no máximo 45 dias.

O exame é feito pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE). No fim do mês de maio foram entregues pelo IEDE os resultados de cerca de 200 coletas realizadas no Centro de Saúde. “Ainda faltam alguns de janeiro e fevereiro. Os de março já estão em dia. Esperamos que a situação se regularize o mais rapidamente possível”, disse o chefe de Enfermagem do Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente, Elder Lattanzi. “O que nos informaram é que o IEDE estava em greve e também com falta de material, por isso o atraso na entrega dos resultados”, explicou.

O Teste do Pezinho é realizado há 18 anos no Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente e todos os meses são realizados entre 200 e 250 testes em recém-nascidos. O exame realizado a partir da coleta de sangue do calcanhar do bebê é importante para diagnosticar precocemente algumas doenças como o hipotireoidismo, a anemia falciforme, fenilcetonúria e fibrose cística. A coleta deve ser feita preferencialmente entre o terceiro e quinto dias de vida do bebê.

O teste faz parte da documentação do bebê, junto com a Caderneta de Saúde da Criança. Além disso, o exame compõe a Triagem Neonatal, que é um conjunto de testes realizados no recém- nascido com a intenção de diagnosticar doenças variadas. Também estão incluídos na Triagem Neonatal os testes da Orelhinha e do Olhinho.

A coleta de sangue para o Teste do Pezinho no Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente acontece de segunda a quinta-feira, entre 8h e 14h30, e às sextas-feiras e vésperas de feriado, de 8h as 12h30.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).