Neste fim de semana, vândalos invadiram o Posto de Saúde da Família (PSF) da Rua Amazonas, no Quitandinha. Eles arrombaram as grades dos fundos da unidade que dá acesso a sala de procedimentos de enfermagem e levaram um rádio e uma câmera digital. Também tentaram levar um botijão de gás. A Polícia Civil foi acionada e uma perícia foi feita no local. Devido ao furto, o atendimento à população teve que ser interrompido nesta segunda-feira (13).
O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, ficou indignado com a ação dos vândalos. “Uma ação como esta é lamentável. Além de invadir, depredar e saquear um bem público, a população foi prejudicada com a interrupção do atendimento. É uma falta de respeito com um patrimônio da comunidade”, disse o secretário, lembrando que, no ano passado, o PSF do Vale do Carangola foi invadido e depredado poucos dias após ter sido reformado.
O arrombamento do PSF do Amazonas foi percebido pela equipe, logo pela manhã desta segunda-feira. “Assim que entrou no posto a recepcionista viu que tinha algo errado. Chamamos a polícia e estamos fazendo o levantamento do que pode ter sido levado. A princípio, sentimos falta do rádio e de uma câmera”, contou a enfermeira da unidade, Sumaia Monteiro da Silva. O prédio do PSF também abriga o Centro de Referência em Atendimento Social (CRAS).
A equipe acredita que algo tenha assustado os invasores que deixaram para trás um casaco e o botijão de gás. “Eles entraram na recepção e pegaram as chaves dos consultórios, mas elas foram jogadas no chão do corredor, não entraram em nenhuma outra sala. Acho que eles se assustaram e correram para não serem pegos”, disse outra enfermeira Priscila Vitoriano Leão.
A queixa foi registrada na 105º Delegacia de Polícia. O atendimento à população volta ao normal na terça-feira (14).