Nesta última segunda-feira (13), a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) desobstruiu a Rua Alagoas, no Quintandinha, após a queda de uma barreira no fim da madrugada fechar a via. Sete caminhões de terra foram retirados do local. O deslizamento foi provocado pelo rompimento de uma tubulação em um terreno particular acima da rua. Não houve vítimas ou feridos, e nenhuma casa precisou ser interditada.
Além de levar muita terra para a via pública, o deslizamento atingiu um carro que estava estacionado na rua e destruiu uma escada de cimento de acesso às casas da parte de cima da Rua Alagoas.
A ocorrência foi registrada na Secretaria de Proteção e Defesa Civil pelo telefone 199 às 9h41. Uma equipe técnica da Defesa Civil foi ao local logo em seguida e vistoriou os imóveis. O proprietário do imóvel da parte de cima da via será orientado, por meio do laudo técnico, a providenciar a proteção do muro de sua casa, que ficou descalçado com o deslizamento.
Durante as vistorias, a Defesa Civil acionou o Plano de Contingência de Petrópolis – documento de 2013 que define o que cabe a cada órgão após deslizamentos e inundações – e mobilizou a Comdep para a desobstrução da rua. Ainda pela manhã, a Comdep chegou ao local com uma retroescavadeira e caminhões para a retirada da barreira.
Orientações – O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, afirmou que a população deve ficar atenta a vazamento e infiltrações dentro de casa e no terreno. “A ocorrência da Rua Alagoas mostra que é fundamental se preocupar não só com a água das chuvas, mas também com a água de tubulações. Vazamentos e infiltrações encharcam o terreno e podem provocar deslizamentos. Para prevenir acidentes, o morador deve sempre monitorar suas tubulações”, disse.