Após ter ficado fechada durante meses devido a problemas com o Iphan, quem passa pela Av. Ipiranga agora percebe uma nova placa aonde era a Casa Aguinaldo Silva de Artes: a do restaurante Clube do Filet, que será inaugurado nesta quinta-feira (16).
Conforme havia sido divulgado há alguns meses, a C.A.S.A. havia fechado as portas temporariamente (conforme aviso na grade), por causa de um problema com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) que havia embargado a construção de uma pousada num prédio anexo à casa.
Em nota, o Iphan havia informado que ainda em 2014, o órgão havia aprovado o projeto de construção da Pousada. “Como o projeto começou a ser executado de forma diferente daquela aprovada, o Iphan embargou as obras e solicitou um projeto daquilo que efetivamente estava sendo construído, para avaliação. No início de dezembro de 2015, após a avaliação, o Iphan informou o que deveria ser feito para regularizar a situação: reverter alguns danos causados, como a supressão dos jardins e a construção do estacionamento maior do que havia sido permitido, reverter a área construída (acréscimos) executada em dobro do que havia sido estabelecido e fazer algumas compensações ambientais para que a pousada seja construída em conformidade com a legislação do Patrimônio. Como o projeto do que foi pedido ainda não nos chegou, as obras continuam embargadas, embora o Iphan seja favorável ao empreendimento pela destinação de uso adequada e benéfica que será dada ao bem tombado”, informou o órgão na época.
“(…) Se é para resolver eu resolvo e aceito as consequências. Por isso, a Casa Aguinaldo Silva de Artes em Petrópolis, que a mídia insiste em chamar de pousada, para mim já é coisa do passado. Um passado fugaz, mas glorioso. A Casa viveu dois meses intensos, de grandes eventos culturais que atraíram a curiosidade da cidade inteira. Minha Master Class 3, que lá se realizou durante duas semanas, reuniu roteiristas de todo o Brasil, e eles não hesitaram em se mudar para Petrópolis de armas e bagagens para fazê-la. As sessões de cinema, as palestras de grandes atores — Lilia Cabral e Marcelo Serrado entre eles —, a Terça em Cena — com Marcelo Serrado e Monique Alfradique — e o sucesso do restaurante Comendador Silva, tudo isso mostrou o quanto eu estava certo: Petrópolis precisava de um local como aquele.
“Precisava, mas não o terá. Não por minha vontade, nem, tenho certeza, por vontade de seus moradores, mas por problemas burocráticos que se revelaram incontornáveis. Por isso, é oficial e definitivo: a Casa Aguinaldo Silva de Artes, pelo menos em Petrópolis, fechou as portas. E não vai abri-las nunca mais, a não ser para cumprir determinações do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que há quatro meses decretou o embargo, não da Casa, mas do seu entorno (…)”, havia informado Aguinaldo em sua coluna na revista Canal Extra.
O projeto do dramaturgo para o espaço, além do restaurante Comendador Silva, contava ainda com uma sala de exposições, um cineteatro e uma sala multiuso para cursos.