No próximo sábado (30), a Fase recebe o “I Seminário de Psicologia e Políticas Públicas da Região Serrana – O olhar e as experiências do profissional na sociedade”, que será realizado no auditório da instituição, das 8h às 18h. Para participar, basta fazer a inscrição até o dia 28 de julho pelo site: http://www.fmpfase.edu.br.
O seminário é uma proposta desenvolvida e planejada pelo CRP, através da Comissão Gestora. Esse evento busca lançar perspectivas do trabalho do profissional de psicologia e um olhar da atuação prática nas políticas públicas, referentes aos setores de educação, saúde, assistência social e jurídico.
Será apresentada a visão e atuação de psicólogos da região que tem atuado no controle social. E ao longo do seminário vertentes práticas em que o profissional cotidianamente pode se defrontar, como a relação familiar e violação de direitos. Serão lançados os temas dentro do campo de direitos conquistados recentemente pela sociedade, os quais tem procurado dignificar as pessoas com problemas mentais – a luta antimanicomial – pessoas em situação de rua e pessoas que utilizam drogas – que em alguns saberes populares podem ser encarados como uma violação do direito dos tidos “normais” da sociedade. Levantando também a discussão do desafio que profissionais em setores públicos se deparam em sua prática, com as demandas de outros setores, como jurídico e poderes que estão acima de sua atuação profissional, sem deixar sua ética de cuidado com a pessoa que está diante dela para receber o serviço – transpondo seus desafios.
Veja a programação:
8h – Credenciamento
9h – Abertura do Evento
09h30 – Mesa Inicial: A atuação clínico-política do psicólogo no controle social dos setores públicos
11h – Mesa temática I – Loucos: libertos ou violadores de direitos?
12h30 – Almoço
13h45 – Mesa temática II – A Atuação do psicólogo frente a violação de direitos
15h30 – Coffee Break
16h10 – Mesa temática III – A atuação do psicólogo na sociedade: demanda de quem?
18h – Encerramento
CONVIDADOS
Alexandre Vasilenskas
Psicólogo. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo IMS- UERJ
André Rangel
Psicólogo com atuação profissional em acompanhamento psicossocial em projetos e programas das políticas públicas de Assistência Social. Com experiência de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua; afastadas temporariamente do convívio familiar e/ou vítimas de violência intrafamiliar, na perspectiva do estudo sobre vínculos familiares e com prática de Controle Social para a Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Erica Victório
Psicóloga, com especialização em Saúde Mental ao nível de Residência pela ENSP, FIOCRUZ, Coordenadora de Saúde Mental do Carmo/RJ.
Iacã Macerata
Psicólogo (PUC RS), mestrado e doutorado em Psicologia (UFF) em Estudos da Subjetividade, com ênfase em clínica e subjetividade. Atuou e pesquisou as políticas públicas de Saúde e Assistência Social para pessoas em situação de rua. Professor adjunto na psicologia da UFF/Rio das Ostras.
Luciene Jimenez
Psicóloga, doutora em Saúde Pública pela USP Docente e pesquisadora do Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei (Universidade Anhanguera de São Paulo). Assessora do CRP-06 em trabalho desenvolvido junto à Fundação Casa sobre atuação do profissional de psicologia com adolescentes internados.
Saulo Oliveira
Psicólogo, integrante da equipe técnica do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Valéria Brahim
Psicóloga, Gerente de Programas Sociais da Associação Brasileira Terra dos Homens, especialista em violência doméstica pela USP e pós-graduada em Responsabilidade Social Empresarial na Universidad de Castilla La Mancha, Espanha.
Informações: www.crprj.org.br
subsedepetropolis@crprj.org.br
Facebook: CRP – Subsede Região Serrana
Inscrições até 28 de julho pelo site: http://www.fmpfase.edu.br/