Agenda cultural

Festival Sesc de Inverno começa a semana com homenagem a Manoel de Barros

Nesta segunda-feira (15), a programação do Festival Sesc de Inverno será marcada por homenagens ao poeta Manoel de Barros. Às 15h, acontece a Parada Poética, com Renan Inquérito, que é um sarau que ocorre na Estação Ferroviária de Nova Odessa (SP), sempre às segundas segundas-feiras de cada mês. O encontro já possui mais de 30 edições consecutivas e tem como lema “maltratar a gramática e colocar a culpa na licença poética”.

No Salão de Convenções, às 17h30, é a vez de Encontros Literários e Homenagens propostas pela área de Literatura, em que alguns realizadores foram convidados a apresentar suas obras, complementando e incrementando a discussão proposta pelas mesas a partir da reflexão sobre os títulos selecionados. A homenagem contará com a exibição do curta “Ruína”, do longa “Língua de brincar” e do filme “Só 10 por cento é mentira”. Após a exibição, haverá o encontro com Lucia Castello Branco, Pedro Cézar e mediação de Luiz Nadal.

Às 14h acontecem duas oficinas. A Oficina teórica e prática sobre ilustração e gravuras a partir da literatura de cordel será ministrada por Alina Soares e acontece na Torre Cultual,no 4º andar. Com auxílio de material impresso, será apresentada a história e conceitos básicos de ilustrações e gravuras, assim como um panorama da literatura de cordel e sua estética. Como atividade prática, serão propostos exercícios para criação de carimbos em materiais diversos, composição nas páginas e a interação com o texto. Assim, os participantes terão o suporte necessário para confecção de seu próprio livreto ilustrado.

No 6º andar, acontece a Oficina  de arte e tecnologia O Vazio do Tempo, que envolve os elementos de linguagem das artes visuais, trazendo a relação tempo espaço, como pesquisa e criação de mapas afetivos e projetáveis, buscando os intervalos de vazios do tempo, tendo como referência as experiências de vida de cada participante. A síntese de todo processo gera uma produção de micronarrativas em stop motion e planosequência.

Através de uma parceria do Sesc com o Instituto Goethe, será realizada a Mostra Encontro com o Cinema Alemão para  apresentar ao público títulos da recente produção cinematográfica alemã. Às 16h, será exibido o filme “Todos os outros”, na UCP – Rua Benjamin Constant, 213 –  Centro.

Na história, Chris e Gitti estão em um aparente idílio amoroso durante férias na Sardenha. Porém, em meio às brincadeiras, rituais íntimos e hábitos fúteis, esconde-se uma tensão. Cheia de entusiasmo, ela não teme expressar seu amor por Chris, enquanto ele é mais reservado em relação à exposição de sua vida pessoal e profissional, demonstrando certa insegurança. Numa tola tentativa de viver perigosamente, Chris começa a revelar seu gênio voluntarioso, querendo mostrar à namorada quem domina a relação. Com isso, a confiança que ela tinha por ele sofre um duro golpe. Gitti tenta se conformar com o novo comportamento de Chris, mas o que começara como uma experiência lúdica logo se transforma numa luta contra sua própria personalidade. Enquanto ele se afirma como o mais forte da relação, ela começa a perder a cabeça.

E quem estiver pelo Centro da cidade, poderá conferir o SuaveCiclo, a partir das 19h, que é uma performance que utiliza um triciclo audiovisual adaptado com projetor, computador, caixas de som e baterias. Ele é usado como suporte para que pequenas narrativas com personagens e poesia percorram o espaço aberto, iluminando as paredes em grande escala. As projeções percorrem prédios, árvores e calçadas, propondo a interatividade das animações com o espaço urbano e com o público. Através do vídeo manipulado em tempo real, VJ Suave leva a arte itinerante para todos os públicos, criando momentos únicos entre a cidade e o espectador. O final do percurso será na Praça Visconde de Mauá, onde fca o Palácio Amarelo e o Centro de Cultura Raul de Leoni.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).