Saúde

Workshop aborda a relação entre desvios alimentares e emoções

Exagerar nos petiscos ou ficar sem apetite são situações comuns, que podem acontecer no dia a dia de qualquer pessoa. No entanto, mudanças bruscas e recorrentes na nossa rotina alimentar merecem uma atenção especial. Isso porque, muitas vezes, a forma como nos alimentamos pode ser um sintoma de que há algo errado, funcionando como um reflexo das angústias que nos acompanham. Esse é o tema do workshop “Autoestima – Desvios Alimentares e Emoções”, que será realizado em Petrópolis a partir do dia 19 de setembro.

A psicologia pode explicar melhor a relação entre a alimentação e os nossos sentimentos. O cérebro humano encontra formas de canalizar a ansiedade e outras emoções presentes em nosso interior através de mudanças nos hábitos alimentares, como o ato de petiscar, por exemplo. Desta forma, acabamos fazendo substituições de forma inconsciente.

“Ao descontar essas angústias na alimentação, podemos acabar excluindo o prazer de se alimentar. Além disso, há um grande sabotador envolvido, já que mesmo após o petisco, o sentimento de ansiedade continua e pode trazer com ele sensações de culpa e menos valia, que prejudicam ainda mais a autoestima do indivíduo”, explica a psicóloga Cátia Carrano.

O workshop será realizado na Clínica Maurício Baisch, com vagas limitadas. Serão duas turmas, a primeira com início em 19 de setembro e aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 20h30, e outra no sábado, de 9h às 18h, com previsão para o próximo dia 24. Além da psicóloga Cátia Carrano, também participa o médico psicoterapeuta Luiz Ferrari. A proposta da iniciativa é passar o conteúdo de forma bem dinâmica, com atividades em grupo, de modo a contribuir para o autoconhecimento dos alunos e para o crescimento pessoal e profissional dos participantes. Temas como a canalização das angústias, a relação entre o que pensamos sobre nós e o que vemos no espelho, as emoções autenticas e os disfarces serão colocados em pauta durante os encontros.

“Esse é um assunto que merece atenção especial de todos nós. A sociedade atual nos impõe padrões estéticos quase que inalcançáveis e, se não correspondermos a essas características, muitas vezes acabamos cultivando um sentimento de auto rejeição, que pode levar a diferentes comportamentos, como isolamento e até distúrbios mais graves. Por essa insatisfação com a pessoa que somos, muitas vezes, buscamos atingir metas impossíveis, com o intuito de substituir as mudanças emocionais que gostaríamos de fazer. Dessa forma, nosso real objetivo nunca será alcançado de fato. Isso explica situações onde há dificuldade em adquirir ou perder o peso. Essa é apenas uma meta “disfarce”. Quando resolvemos as questões emocionais encobertas, nossos objetivos se tornam reais e passíveis de serem alcançados”, comentou Cátia.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail psicatiacarrano@gmail.com, pelos telefones (24) 2231-0018, (24) 2245-6694 e (24) 99833-5342 ou diretamente na Clínica Maurício Baisch, localizada na Avenida Piabanha, 339, no Centro Histórico de Petrópolis.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).