Na última semana, acadêmicos de Nutrição e Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) estiveram na Escola Municipal Lúcia de Almeida Braga, no Vale do Carangola, para disseminar a leitura junto às crianças, através do Projeto Livro Solto. A visita contou com atividades de contação de histórias e confecção de marcadores de página.
O projeto Livro Solto foge aos padrões de uma biblioteca convencional. Desta forma, os livros doados podem ser retirados por qualquer pessoa. O único compromisso é passá-lo adiante ou colocá-lo de volta em seu local de origem.
03“A cultura é um elemento fundamental para a gente criar perspectivas de vida para essas crianças. Não basta ter outros equipamentos públicos responsáveis por executar as políticas públicas nos bairros; é necessária a relação com esse tipo de atividade”, ressalta o coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela.
Na ocasião, cerca de 160 livros, dos mais variados temas, foram doados para a escola. “Esses livros irão enriquecer o nosso acervo. E, eles vão poder levá-los para casa, porque os livros que a gente tem na escola ficam para uso da escola. Esses livros agora vão poder chegar até a comunidade, o restante da família e os amigos”, afirma a orientadora escolar, Rosane Marques. “É sempre importante contar com novos parceiros que ajudem a gente nesse processo de orientação dos alunos e de valorização da leitura”, acrescenta.
“É de grande conhecimento e de grande valia pra gente ter o contato com essas crianças. Há uma troca de experiências; a gente aprende com elas e elas com a gente”, revela a aluna de Nutrição, Deise Brito de Souza.
Qualquer pessoa pode contribuir doando livros novos ou usados para o projeto Livro Solto, desde que estejam em bom estado e não sejam didáticos ou técnicos. Os exemplares devem ser entregues no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003). Caso não possa comparecer ao espaço, a pessoa precisará entrar em contato por e-mail cpe@fmpfase.edu.br ou telefone (24) 2244-6480.