Os constantes atrasos do Governo do Estado na entrega da vacina antirrábica humana estão levando a Secretaria Municipal de Saúde a centralizar a aplicação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro. O município segue orientação da Secretaria Estadual de Saúde, que recomendou a definição de um polo para aplicação da vacina e seleção de dois dias da semana para o atendimento. Na cidade, a aplicação da vacina será feita às terças e sextas-feiras. A mudança vale a partir da próxima semana.
A distribuição da vacina é de responsabilidade do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, por meio da secretaria de Estado de Saúde. Em outubro, a Prefeitura de Petrópolis denunciou a irregularidade no envio de vacinas e oficiou a secretaria de Estado de Saúde a regularizar o estoque. As doses são entregues todo mês, no entanto as remessas de setembro e outubro não chegaram.
“A secretaria de Estado de Saúde definiu polos de atendimento antirrábico e, em Petrópolis, o polo será a UPA Centro a partir da próxima semana, dia 8. Salientamos que o atendimento será realizado diariamente com todas as orientações pertinentes e o preenchimento da ficha SINAN, porém, havendo a necessidade de aplicação da vacina o paciente será agendado para os dias determinados (terças e sextas)”, explicou a coordenadora do Setor de Epidemiologia, Claudia Mara.
O secretário de Saúde Marcus Curvelo demonstrou preocupação com os atrasos na entrega das vacinas pelo Estado. “A situação é preocupante. Desde 2015 estamos enfrentando problemas por conta de irregularidades na entrega das vacinas. Estamos cobrando a regularidade dos envios para que possamos atender a nossa rede e os nossos usuários”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.